A 15ª edição do Desafio Intermodal (DI) de Curitiba irá comparar a eficiência dos meios de transporte no horário de rush. A atividade integra a programação da Feira da Mobilidade Urbana Sustentável (MUS) e acontece na quinta-feira (21), às 18h, com saída do Campus Centro Politécnico.
O evento consiste em uma comparação de desempenho entre os diferentes modais de transporte – pedestre, corredor, bicicleta, moto, carro, transporte coletivo, incluindo seu uso por pessoas com deficiência – em horário de pico. O trajeto termina no prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade. Os desafiantes podem escolher o caminho que julgarem melhor, mas devem passar por um ponto intermediário, o Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), antes de seguirem para o ponto final.
Na edição de 2023, haverá participação de táxi, aplicativos de transporte, patinete elétrico, skate, patins, bem como a avaliação dos vários combustíveis no carro: gasolina, álcool, diesel, gás e elétrico. O evento ainda terá a modalidade Power Walking e bicicletas compartilhadas, além de desafiantes que utilizarão modais diferentes em cada um dos trechos. Todos os participantes do Desafio Intermodal 2023 serão acompanhados pelo uso do aplicativo Strava.
O objetivo do desafio é verificar, em um percurso de aproximadamente 10 quilômetros, qual o meio de transporte mais eficiente para se deslocar no horário de pico em um grande centro urbano, levando em consideração três quesitos de avaliação: tempo de deslocamento, custos para o usuário e emissão de poluentes. Ao final, os participantes responderão um questionário sobre a experiência, avaliando pontos como infraestrutura urbana, sinalização, calçadas, pontos de maior congestionamento e educação no trânsito.
Os dados, coletados ao longo do percurso, resultarão em médias, que indicarão o modal mais eficiente. A metodologia do Desafio Intermodal é abordada no conteúdo de disciplinas dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da UFPR, além da rede municipal e estadual de ensino, como ferramenta para o ensino de ciências.
Os desafiantes deverão chegar com uma hora de antecedência (17h) ao ponto de partida (Hall do Prédio da Administração do Setor de Tecnologia da UFPR) para preparação e instruções, confirmação do cadastro e verificação do aplicativo de rastreamento. No local, receberão a camiseta de identificação do evento, as instruções finais e farão as fotos individuais.
Projeto e parcerias
O programa de extensão Ciclovida da UFPR organiza o evento por meio do seu projeto de extensão Desafio Intermodal.
A atividade recebe apoio do LACTEC – um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil – e dos parceiros Articulação da Mobilidade Popular (AMP), AGASPP/PR, Campanha Amazônia passa aqui, Festival Arte Bici Mobi, ASUFEPAR, Bicicletaria Cultural, Cicloiguaçu, Cicloparaná, Projeto CoolabBici, Dentro D’Água, DETRAN-PR, Grupo de Estudos em Transporte (GET), Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, Feira MUS 2023, NPDEAS, Observatório Nacional de Segurança Viária, PROEC UFPR, Setor de Tecnologia, União dos Ciclistas Brasileiros e Escritório Verde UTFPR.
Serviço
Data: 21 de setembro
Horário: 18 h (largada)
Local: Centro Politécnico da UFPR, em frente ao prédio de Administração
Ponto Intermediário: Escritório Verde da UTFPR (Av. Silva Jardim, 807)
Chegada: Praça Santos Andrade
Com informações do projeto Desafio Intermodal
A Superintendência de Educação a Distância e Inovações Pedagógicas (SEaDIP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou edital […]
Aberto ao público, evento com Håvard Hoel, da Universidade de Oslo, traz atualizações sobre a ciência por trás […]
A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Equidade (Proafe) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu seleção para o […]
Projeto de pesquisa precisa da ajuda de participantes em Curitiba para testar um tratamento à base de óleo […]