Neste ano, de 15 a 17 de agosto, o público interessado poderá mais uma vez visitar diversos campi da Universidade Federal do Paraná na UFPR: Cursos e Profissões. Uma Feira de Idéias para o seu Futuro. Os roteiros do Tour Guiado já estão disponíveis no site da feira – www.ufpr.br/cursoseprofissoes. As inscrições para quem quiser fazer uma das visitas já estão abertas e devem ser feitas pelo telefone 3360-5007, no período da tarde.
As visitas são realizadas com os ônibus de turismo e a sua capacidade é para 44 pessoas. São três ônibus pela manhã e três à tarde na sexta e no sábado e dois pela manhã e dois à tarde no domingo. Totalizando dezesseis visitas que atendem em média 640 alunos. Neste ano as visitas incluirão UFPR TV e Comunicação Social Nutrição, Engenharia Civil, Arquitetura, Geologia, Hospital Veterinário, Zootecnia, Odontologia, Química, Engenharia Florestal, Artes e Músicas, Hospital de Clínicas, Escola Técnica, Artes Cênicas e Turismo.
Todo o trabalho do Tour Guiado pelas instalações físicas da UFPR é organizado pela AGETUR – Núcleo de Estudos Turísticos do curso de Graduação em Turismo da instituição. Por isso, cada Feira de Profissões teve sua equipe, uma diferente da outra porque foram compostas pelos alunos que integraram a agência naquele ano. “Geralmente começamos os trabalhos em maio, pois todo ano a equipe da AGETUR muda, daí a necessidade de iniciar os preparativos bem cedo”, informa a programadora cultural Geny Santos Nowisck da Assessoria de Comunicação Social da UFPR, que orienta a formatação da atividade dando suporte ao trabalho desenvolvido pela organização da feira, viabilizando a infra-estrutura necessária para a sua realização.
“É muito importante inserir os alunos do curso de turismo em projetos como o tour guiado, pois ao mesmo tempo em que representa um trabalho de extensão e, dessa forma, aproximação com a comunidade, propicia a
complementação prática dos ensinamentos da academia”, explica a professora Márcia Shizue Massukado Nakatani do Departamento de Turismo e coordenadora do projeto. Afirma ainda que os alunos sejam bolsistas ou voluntários, aprendem muito ao engajar-se nesse trabalho de ‘guias’: “Prova disso é que muitos que participaram em anos anteriores, retornam para nos auxiliar também no planejamento dessas visitas”, expôs.
Na AGETUR, os estudantes trabalham no roteiro das visitas, realizam os contato com os coordenadores dos cursos para ver quem se prontifica a receber os visitantes. Cada visita tem uma parada em algum dos laboratórios ou unidade da UFPR. Os estudantes elaboram ainda os textos que irão apresentar durante as visitações. Eles abordam vários assuntos de interesse da comunidade como as atividades da UFPR, os grupos artísticos, a história da instituição, os cursos ofertados, entre outros. No sábado, dia 9, realizaram uma simulação de visita técnica, simulando o roteiro da feira. Foi um treino final para que todos os estudantes que irão trabalhar estejam afinados e prontos para atender os visitantes.
Foto(s) relacionada(s):
Link(s) relacionado(s):
Fonte: Leticia Hoshiguti
Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]
A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]
Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]
Encontro teve visita à Fazenda Canguiri e vislumbrou parcerias futuras entre as instituições A Universidade Federal do Paraná […]