Imagem Padrão

UFPR promove ações de integração para imigrantes haitianos

18 novembro, 2014
15:26
Por
Extensão e Cultura

O Projeto Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH), junto com alunos e professores do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná, tem ajudado vários imigrantes haitianos. Cerca de 200 alunos têm aulas de português e recebem, também, uma série de acompanhamentos que visam auxiliar essas pessoas a se integrar melhor nessa realidade que é morar em um novo país.

Os participantes, além de aprender uma nova língua, contam com assessoria jurídica, aulas de informática, aulas de história do Brasil e acompanhamento psicológico. Essas ações são desenvolvidas com auxílio de diversos setores da Universidade, como os cursos de Direito (e o Projeto Refúgio, Migrações e Hospitalidade) e Psicologia.

 

Encontros do PBMIH

Os alunos também participam de eventos organizados pelo programa. No último sábado (15), por exemplo, cerca de 90 pessoas fizeram uma visita ao Museu Oscar Niemeyer. Os alunos saíram da Reitoria às 14h em direção ao Museu, que liberou a entrada dos participantes, visando justamente estimular essa inclusão cultural.

FOTO: Rafael Mendonça

O próximo encontro já está marcado para o próximo sábado (22) e será a partir das 18h na Praça de Bolso do Ciclista. O evento será aberto ao público e contará com debates, mostra de vídeos e fotos, música e venda de Soup Joumou – prato típico haitiano.

O Celin (Centro de Línguas e Interculturalidade) fornece apoio ao projeto, dentre outras formas, com a organização dos eventos. A servidora Isabel Raggio é organizadora e para ela essa é uma ótima oportunidade de integrar a população e esses imigrantes, ainda mais após os recentes casos de xenofobia no Paraná. “O evento é uma maneira de tomar uma atitude contra esses pensamentos racistas e xenófobos. Uma oportunidade de conhecermos melhor esses haitianos e nos opormos a essas atitudes preconceituosas”, explica Isabel.

 

Serviço
PLAS AYISYEN – Somos Todos Migrantes!
Local: Praça de Bolso do Ciclista – Rua São Francisco, 35 – Centro
Horário: 18:00h

Por Kaleb Ferreira (sob orientação de Jaqueline Carrara)

Sugestões

09 agosto, 2025

Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]

09 agosto, 2025

O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]

08 agosto, 2025

As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]

07 agosto, 2025

A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]