UFPR participa do projeto verão no Litoral

São mais de 100 estudantes envolvidos em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná. Um deles se trata de educação ambiental em que 50 alunos atuam nos 46 pontos onde o IAP faz o monitoramento da qualidade da água para banho, de Guaratuba a Pontal do Paraná. Os estudantes explicam aos veranistas as condições de balneabilidade, distribuem folhetos explicativos sobre as formas de evitar contaminação da água, repassam informações sobre questões de saúde e até orientam sobre os cuidados com a pele para evitar queimaduras de sol.

Outro projeto trata da distribuição de pequenas lixeiras aos veranistas na Praia Mansa, em Caiobá e em Ipanema. A idéia é que os veranistas devolvam as lixeirinhas. O projeto tem a finalidade de orientar sobre a importância de manter as praias limpas é traçar um perfil do tipo de lixo que os veranistas jogam fora. O terceiro programa trata de coleta de lixo reciclável, envolvendo os zeladores e síndicos de prédios e os catadores de lixo. O trabalho começou com um cadastro e agora é feita orientação para solidificar no litoral a coleta seletiva tanto entre a população como com os carrinheiros.

Há ainda uma Feira da Consciência e Resíduos Sólidos, que consiste na troca de produtos que seriam jogados fora, junto com oficinas sobre o aproveitamento de material reciclável. Esta feira já foi realizada em Matinhos e agora ocorre em Shangri-lá dias 11 e 12 de janeiro, na Praça Central, dias 18 e 19 no Campus da UFPR Litoral e dias 25 e 26 em Guaratuba. As feiras ficam abertas das 17 às 22 horas.

O quinto programa trata de exposição com banners e fotografias sobre todos os projetos desenvolvidos pelos estudantes da UFPR no Litoral. Há ainda cartazes sobre as ações do IAP e da SANEPAR. Esta mostra abre de terça a domingo, das 9 às 16 horas.

oficina com produtos recicláveis
Foto: arquivo UFPR Litoral