Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR participa de campeonato nacional de veículos off road projetados por estudantes

IMG-20160401-WA0009
Equipe em São José dos Campos cuida dos últimos preparativos para avaliações. FOTO: Samira Chami Neves

Alunos de Engenharia Mecânica e Elétrica da UFPR estão em São José dos Campos (SP) para representar a Universidade na 22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS. A equipe foi a vencedora da etapa sul no ano passado, o que garantiu a participação nesta fase nacional, com alta expectativa de boas colocações.

As disputas Baja SAE são promovidas pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, uma organização mundial que põe em prática o treinamento de sala de aula, desafiando os alunos a projetarem, criarem e testarem o desempenho de um veículo off road real, apto a um ambiente competitivo. Além de avaliações estáticas e outras provas dinâmicas para análise total do desempenho técnico, administrativo e econômico do projeto, há um desafio final: o Enduro de Resistência.

Etapa nacional do 22º Campeonato nacional está acontecendo em São José do Rio Preto. FOTO: Samira Chami Neves
Etapa nacional do 22º Campeonato nacional está acontecendo em São José do Rio Preto. FOTO: Samira Chami Neves

As competições SAE contam com mais de 4500 alunos de 500 universidades, de seis continentes. Nesta fase nacional, estão inscritas 74 equipes, de 19 estados e Distrito Federal, que representam 68 instituições de ensino. A prova está sendo realizada no interior de São Paulo desde quinta-feira (31), e segue até domingo (03), quando ocorre a corrida final.

As três instituições de ensino que alcançarem a melhor pontuação na soma geral das provas poderão representar o país na Baja SAE Tennessee Tech, de 14 a 17 de abril de 2017, em Cookeville, Tennessee (EUA).

TORCIDA

Quando venceram a etapa sul da competição, a equipe da UFPR deveria ter ganhado como premiação um motor novo para o veículo desenvolvido. Entretanto, por questões financeiras da Organização do campeonato, o benefício não foi possível.

FOTO: Equipe UFPR Baja SAE
FOTO: Equipe UFPR Baja SAE

Sem desmerecer a conquista, alunos e o professor coordenador do projeto, Jorge Erthal, voltaram ao Paraná e foram mostrar à Reitoria, com orgulho, o troféu de primeiro lugar. Ao tomar ciência da dimensão da iniciativa, grandeza do retorno acadêmico e as dificuldades enfrentadas, o reitor Zaki Akel Sobrinho, durante encontro com a equipe, fez questão de viabilizar o novo motor aos estudantes.

“Agradecemos imensamente ao reitor por acreditar em nossa equipe e depositar esse voto de confiança em todos os alunos que participam desse projeto. O novo motor, equipado com snorkel, irá melhorar significativamente o desempenho dinâmico do protótipo Mohave e deixá-lo cada vez mais competitivo”, afirmou a equipe no site oficial do projeto.

Na torcida, a UFPR também está presente nas provas de São José dos Campos por meio de uma fotojornalista oficial da Universidade, acompanhando a equipe e registrando os principais momentos. O material produzido, assim como detalhes da vivência e dos ganhos acadêmicos para os estudantes, estarão disponíveis na próxima edição da revista Notícias UFPR, a ser divulgada no início do segundo semestre letivo de 2016.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...