Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR participa de atividade do mês da mulher no Museu Alfredo Andersen

O Museu Casa Alfredo Andersen promove o Especial Mês da Mulher, com atividades interligadas à cultura, na sexta-feira, 24 de março, das 14h às 16h. O evento reunirá professores e egressos da Universidade Federal do Paraná. A atividade é gratuita, aberta à população e não é preciso inscrição prévia.

Abrindo o evento, haverá uma visita à exposição “Pintura + Docência”, guiada pelo curador da mostra, Marcelo Conrado, professor da graduação e pós-graduação em Direito e coordenador da Clínica Direito e Arte da UFPR. Em seguida, Juliane Fuganti, uma das artistas da mostra, conversa com público sobre seu processo criativo e a experiência de ensino na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).

A exposição “Pintura + Docência” envolve a arte da pintura com o ensinar, apresentando as obras de artistas que também fazem ou fizeram da docência sua profissão. A mostra reúne, a partir de Alfredo Andersen, obras de Dulce Osinski, João Osório Brzezinski e Ricardo Carneiro, docentes da UFPR, além de Fernando Calderari, Juliane Fuganti, Mazé Mendes, Ronald Simon, Rossana Guimarães e Teca Sandrini.

A programação segue com a palestra “A produção das mulheres nas escolas de arte da capital (1886-1993)”, ministrada pela professora Graciele Dellalibera de Melo. O tema vem da tese de pós-doutorado de Graciele, defendida em fevereiro de 2023, sob orientação da professora Dulce Osinski, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. A palestrante é graduada em Educação Artística e possui Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Educação, todos pela UFPR.

Uma roda de leitura com a entrevista realizada pela escritora Clarice Lispector com a pintora Djanira, no início dos anos 1970, encerra o evento. A mediação será de Maria Ângela Marques, bacharel em Direito, mestre e doutora pela UFPR.

Serviço:
Especial Mês da Mulher

Visita guiada, palestra, roda de leitura
Data: 24 de março – sexta-feira
Hora: 14h às 16h
Local: Museu Casa Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336)
Apoio: Cultura Paraná, Secretaria da Cultura do Estado do Paraná, Comissão de Assuntos Culturais da OAB-PR, Associação Comercial do Paraná

Cartaz com a programação do Especial Mês da Mulher do Museu Casa Alfredo Andersen

Sugestões

Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas realizará  2º Fórum NOvation
O Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) através do Programa de...
UFPR terá palestra gratuita sobre  “Os Dinossauros do Brasil - 170 milhões de anos em evolução”
Serão duas palestras: do dia 20 e 21 de junho são direcionadas a crianças de 9 a 12 anos. Já a  palestra...
Apoio aos produtores culturais para acesso a lei Aldir Blanc termina nesta segunda (10)
Em Curitiba, Laboratório de Cultura Digital da UFPR vai assessorar projetos que queiram disputar edital...
UFPR faz entrega de materiais, adquiridos com recursos do MEC, para instituições de saúde em Toledo
O curso de Medicina do Campus Toledo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou entre o mês de...