Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR oferta curso gratuito sobre HLA na rotina dos transplantes clínicos; destinado a toda comunidade

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito intitulado “O diagnóstico HLA na rotina dos transplantes clínicos”. Promovido pelo Laboratório De Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a atividade acontece entre os dias 31 de julho e 2 de agosto e tem o objetivo de mostrar a relevância do sistema Human Leucocyte Antigen (HLA), que significa antígeno leucocitário humano, no sucesso dos transplantes clínicos, em especial no transplante renal, proporcionando conhecimento e motivação para atuação profissional na área da histocompatibilidade e diagnóstico HLA. 

O curso é destinado a acadêmicos de Biologia, Biomedicina e Farmácia-Bioquímica da UFPR e de outras instituições de ensino superior. Serão disponibilizadas 50 vagas, sendo 30 para alunos, cinco para servidores da UFPR e 15 para integrantes de outras instituições e comunidade. As inscrições seguem até 30 de julho e podem ser realizadas a partir do preenchimento da ficha de inscrição disponível aqui

Dentre os participantes inscritos no curso, os oito alunos com melhor desempenho em teste a ser realizado no terceiro dia de aula serão selecionados para treinamento de dois dias na área do diagnóstico laboratorial HLA na empresa Biometrix Diagnóstica. Serão concedidos certificados de aproveitamento aos que participarem integral ou parcialmente das atividades do curso. 

O evento, idealizado e coordenado pelas professoras Maria da Graça Bicalho e Patrícia Savio de Araujo Souza – respectivamente pesquisadora sênior e coordenadora responsável pelo LIGH/UFPR – terá aulas ministradas por professores e pesquisadores do laboratório e por convidados, conforme o cronograma: 

O LIGH 

O LIGH faz parte do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde e integra a rede nacional de laboratórios credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar testes HLA e outros testes destinados à clínica médica, ao transplante de órgãos sólidos e cadastros de doadores voluntários de medula óssea no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). O laboratório também desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área da imunogenética clínica. 

Curso “O diagnóstico HLA na rotina dos transplantes clínicos” 

Data: 31 de julho a 2 de agosto de 2023 

Horário: 8h30 às 11h30 

Local: Anfiteatro 10, do Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico 

Inscrições: neste link 

Informações: ligh@ufpr.br

Sugestões

Aluna da UFPR vence Congresso Internacional de Educação Médica e Inovação com startup
Entre os dias 08 e 10 de junho, Letícia Farias de Souza, aluna do 11º período do curso de Medicina da...
Aluno da UFPR recebe premiação na 47ª Reunião Anual da SBQ
No período de 22 a 25 de maio aconteceu a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, ...
Projeto de Extensão da UFPR realiza podcast mensal; saiba mais
O Eduquê é um podcast mensal que promove a partilha de conhecimento qualificado por ativistas e acadêmicos...
NC/UFPR promove encontro de elaboradores de provas para concursos e processos seletivos
Cerca de 140 pessoas participaram, no último domingo (16), do “Encontro de elaboradores de prova”, realizado...