Imagem Padrão

UFPR oferece curso de literatura espanhola

28 fevereiro, 2008
00:00
Por

Estudantes e professores de Espanhol poderão participar no próximo dia 15 de março na Universidade Federal do Paraná do curso “Língua Espanhola e suas Literaturas” promovido pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Para dar palestra, dia 15 de março, das 8h30min às 18h30min, foi convidado o professor Christopher F. Laferl, da Universidade de Salzburg, Alemanha. As atividades serão desenvolvidas no anfiteatro do primeiro andar do Edifício D. Pedro I, Rua General Carneiro, 460.

As inscrições podem ser feitas no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas até o dia 14 de março. Os telefones para contato são 3360-5183 e 3360-5142. O curso será gratuito. O professor fará uma trajetória pela música popular. A partir dos anos 20 do século passado a música popular, em grande parte de origem afro-americana, desempenha tanto no Brasil como em Cuba um papel decisivo para a construção de uma identidade coletiva nacional.

No mesmo instante em que a música popular destes dois países começou a ganhar uma influência decisiva na vida cultural das massas populares, novas tendências de caráter vanguardista conseguiram se impor no campo da poesia lírica ‘erudita’. Entre as várias correntes da vanguarda latino-americana, a ‘temática negra’ assumiu sem dúvida um papel destacado; poetas importantes como Nicolás Guillén, Emilio Ballagas, José Zacarías Tallet, Jorge de Lima, Raul Bopp e Mário de Andrade escreveram poesia negra/negrista nos anos 30 e 40 do século XX. Neste curso serão analisadas as obras mais conhecidas da literatura negra e da música popular, estabelecendo-se também um nexo com a literatura de vanguarda internacional, sobretudo com a negritude franco-caribenha e a Harlem-Renaissance anglo-americana.

O foco estará voltado principalmente para a identificação das imagens que foram mediadas na terceira, quarta e quinta décadas do século XX através da música popular e da poesia e para a comparação dos temas e das formas destas duas formas de expressão diferentes. Além disso, será proposta uma mesa-redonda para a discussão da problemática literatura, música e performance.

SEMINÁRIO INTENSIVO – O professor Christopher Laferl também abordará o tema no seminário intensivo da Pós-Graduação em Letras marcado para o período de 17 a 20 de março, das 14h às 18 horas. Os interessados em se inscrever têm o prazo de 3 a 7 de março. O site com todas as informações é o www.pgletras.ufpr.br.

Fonte: ACS

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.