Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR monitora Lobo-marinho-subantártico visto na Praia Brava de Caiobá

Um lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis) está em monitoramento pela equipe técnica do Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), na Praia Brava de Caiobá, em Matinhos. O animal foi atendido por outra instituição do PMP-BS no estado de Santa Catarina, segue em observação na praia paranaense e a equipe está no aguardo dos resultados de exames complementares sobre seu estado de saúde.

A aparição dos lobos-marinhos acontece na região principalmente no período de junho a outubro, quando migram para o litoral brasileiro em busca de alimento e descanso.

A equipe destaca à população que quando avistar um lobo-marinho, não se aproxime, não toque e nem o devolva para a água, pois como trata-se de um animal selvagem territorialista, a aproximação humana pode despertar um comportamento de defesa.

Para tanto, pede-se para que as pessoas acionem a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo 0800 642 33 41 ou pelo whatsapp (41) 9 92138746.

SOBRE O PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O LEC/UFPR monitora o Trecho 6 (litoral do Paraná), compreendido entre os municípios de Guaratuba (ao sul) e Guaraqueçaba (ao norte).

Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias paranaenses é possível acionar a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo 0800 642 33 41 ou pelo whatsapp (41) 9 92138746.

As informações foram compartilhadas pela Bióloga e coordenadora do LEC/UFPR e do PMP-BS/UFPR, Dra. Camila Domit, pela Médica-veterinária do PMP-BS/LEC-UFPR, Renata Luisa Soares, e pelo Médico-veterinário do LEC/UFPR, Fábio Henrique de Lima, que atua como RT veterinário junto ao PMP-BS/UFPR.

Crédito: Lab. de Ecologia e Conservação da UFPR.

Sugestões

UFPR participa da 2ª Jornada da Natureza no estado do Paraná
Entre os dias 3 e 7 de junho aconteceu em diversos locais do estado do Paraná a 2ª Jornada da Natureza....
Nova seleção de Bolsistas - Projeto de Extensão Mapas Culturais: Mapeamento e Gestão Cultural
Estão abertas as inscrições para seleção de bolsistas de graduação e pós-graduação (doutorado) em diferentes...
Projeto de Extensão Saúde nas Ilhas promove atividades em Guaraqueçaba 
Nos dias 08 e 09 de junho o projeto Saúde nas Ilhas, sob coordenação da professora Fernanda Moura D’Almeida...
Estudantes de Publicidade e Propaganda criam curso gratuito e online de Comunicação Visual
Está disponível pela plataforma institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Aberta um curso...