UFPR Litoral lança ciclo de debates sobre atuação do setor

27 setembro, 2024
15:15
Por Gabriel Maia
162 Visualizações
UFPR

Aconteceu nesta quinta-feira (26), no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o lançamento do ciclo de debates intitulado “Agenda 2030: a UFPR Litoral e sua inserção territorial”, que visa trazer à comunidade acadêmica uma reflexão sobre a inserção territorial e a atuação da instituição no litoral do Paraná. O evento é formado por um ciclo de debates que vai de setembro de 2024 a agosto de 2025, quando o setor completa 20 anos de atividades. 

O objetivo é fazer uma programação, a cada dois meses, com temáticas que serão fundamentais para discutir os desafios mais estratégicos da instituição e da atuação com as atividades de ensino e extensão na região, juntamente com outras instituições. “As agendas que nós vamos tematizar nas próximas edições são diversas, mas estarão sempre voltadas a pensar os desafios que a universidade tem aqui no litoral do Paraná como um todo, e as mudanças que estão acontecendo no próprio território”, diz o vice-diretor do Setor Litoral, professor Luiz Thomassim. 

A primeira atividade foi composta por um debate sobre “Cenários do litoral paranaense: juventude, trabalho e acesso ao ensino superior”, mediada pelo professor Ricardo Monteiro, do Setor Litoral, e pela professora Kelem Ghellere Rosso, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), setor Paranaguá. “A ideia hoje é que a gente chame esses agentes, para nos ajudar a pensar nos enfrentamentos que a gente vai precisar fazer por conta dessas dificuldades de permanência e de ingresso também no mercado de trabalho. Porque em 20 anos da nossa atuação, muita coisa mudou. Então para a gente transformar por dentro, a gente precisa olhar para as demandas de fora”, diz a diretora do Setor Litoral Vanessa Andreoli, sobre a participação de pessoas de outras instituições.

Foto: Marcos Solivan

Este é o caso do chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, professor Paulo Penteado, que esteve presente no evento e firma a importância da interação da instituição com a comunidade. “É uma formação entre instituições públicas diferentes que trabalham com o mesmo propósito de aprender com a comunidade local. Então, quando nós fazemos essa inserção, esse debate, e trazemos a comunidade para o debate, a universidade, ou qualquer instituição do Brasil, está cumprindo o seu papel, que é produzir e inserir conhecimento dentro da comunidade”. 

Foto: Marcos Solivan

Além do ciclo de debates, outras programações culturais, artísticas e comemorativas farão parte da atividade de aniversário do setor, intitulada “20 anos do setor litoral, histórias nossas histórias”. “Vão ser várias atividades nesse sentido, para que a gente possa pensar o território em todas as suas possíveis dimensões, focados à questão ambiental, econômica, social, cultural e humana. Junto com o que a gente tem de mais rico e mais importante para a comunidade” complementa a professora Vanessa.

Para mais informações sobre o ciclo e as próximas atividades, acesse o instagram da UFPR Litoral.

Sugestões

04 outubro, 2024

Coordenador da pós em informática, Roberto Pereira foi escolhido pela relevante contribuição à comunidade brasileira de pesquisa sobre Interação Humano-Computador.

04 outubro, 2024

O 7º Pitch Day UFPR já tem data marcada! O evento, que reúne projetos e soluções em empreendedorismo […]

04 outubro, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento da servidora aposentada Altamira de Souza […]

02 outubro, 2024

A 14ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (Fecitec), realizada pelo Setor Palotina da Universidade […]