Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lança projeto que aborda desigualdades de gênero

A Universidade Federal do Paraná lança, no dia 31 de março, o projeto de extensão “Põe da Roda: práticas para o empoderamento e formação de lideranças no Ensino Superior”. A iniciativa pretende debater as desigualdades de gênero, produzir estratégias de resistência e ações afirmativas com alunas da UFPR.

Contemplado por edital da Fundação Araucária, o projeto deve atingir os cursos em que as desigualdades de gênero são mais intensas e provocam a desistência. Podem participar alunas de graduação e pós-graduação da universidade.

O lançamento acontece às 9h30, no auditório de Química do Centro Politécnico, durante o evento Março das Mulheres. Para a coordenadora do projeto e professora do Setor de Educação, Célia Ratusniak, a entrada e a permanência de mulheres, em alguns cursos, é uma experiência atravessada por práticas e discursos cotidianos que vão produzindo a sensação de incapacidade e de não pertencimento. “São práticas que quase não percebemos porque de tanto acontecerem são naturalizadas, como as interrupções de nossas falas, a não ocupação de espaços que dão visibilidade a nossos saberes, a divisão de tarefas nos grupos que nos impõe funções mais organizativas e receptivas do que executivas; o machismo e sexismo recreativo com as piadas”.

A programação do projeto inclui atividades em diversos campi de Curitiba e do Litoral. “Para produzir práticas de resistência e relação de pertencimento, o projeto vai trabalhar com rodas de conversa, que acontecerão quinzenalmente, e serão abertas para as alunas. Também temos como objetivo organizar as mulheres em coletivos para que suas reivindicações tenham mais visibilidade e para que possam pensar em ações que resultem na equidade e igualdade de gênero”, destaca Célia.

A equipe do projeto também é composta pelas docentes Alessandra de Souza Barbosa (Física); Camila Silveira da Silva (Química); Claudemira Vieira Gusmão Lopes (LECAMPO); Juliana Crespo Lopes (Educação); Luana de Conto (Artes/Litoral); Lucimar Rosa Dias (Educação); Maria Rita de Assis Cesar (Educação) e Priscila Piazentini Vieira (História).

Interessadas em participar do projeto devem preencher o formulário aqui.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail poenarodaufpr@gmail.com

Imagem de destaque: de Brenda Geisse por Pixabay

Sugestões

UFPR participa da 2ª Jornada da Natureza no estado do Paraná
Entre os dias 3 e 7 de junho aconteceu em diversos locais do estado do Paraná a 2ª Jornada da Natureza....
Nova seleção de Bolsistas - Projeto de Extensão Mapas Culturais: Mapeamento e Gestão Cultural
Estão abertas as inscrições para seleção de bolsistas de graduação e pós-graduação (doutorado) em diferentes...
Projeto de Extensão Saúde nas Ilhas promove atividades em Guaraqueçaba 
Nos dias 08 e 09 de junho o projeto Saúde nas Ilhas, sob coordenação da professora Fernanda Moura D’Almeida...
Estudantes de Publicidade e Propaganda criam curso gratuito e online de Comunicação Visual
Está disponível pela plataforma institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Aberta um curso...