UFPR lança plataforma participativa, a UFPR Participa

24 abril, 2025
17:12
Por Gabriel Maia
UFPR

Ferramenta digital busca ampliar a participação da comunidade universitária nas decisões institucionais

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou na última semana o Participa UFPR, uma plataforma digital voltada à promoção da participação social e democrática na tomada de decisões institucionais. A ferramenta, baseada no software livre Decidim, já é utilizada em cidades como Barcelona, Nova York e Helsinque, além de universidades como a Université de Bordeaux, da França, e o governo federal, no Plano Nacional de Cultura.

Segundo a gestão, a escolha pela plataforma Decidim se deu por sua flexibilidade, funcionalidades e, principalmente, por ser software livre, o que permite uso gratuito e a possibilidade de customizações futuras, conforme as necessidades da comunidade universitária. 

A implantação da plataforma foi viabilizada com o suporte técnico da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR (Agtic), por meio do trabalho de José Pedro de Santana Neto, Jaison Pisa Rezine, Gustavo de Brito dos Santos e Marcelo Massarelli Maitan. A iniciativa também contou com a atuação da Coordenadoria de Projetos Estratégicos do Gabinete da Vice-Reitoria, representada pela professora Carla Rizzotto, Karin Silva e Natalia Assueiro.

A equipe envolvida na implantação da ferramenta avalia que ela não substitui os encontros presenciais, mas os complementa.

“O Participa UFPR surge como resposta a um compromisso da Gestão 2025-2028 com a participação democrática. Sem a plataforma, seria inviável garantir uma escuta tão ampla como a que desejamos”, avalia a professora.

Proposta no ar

A primeira proposta a ser discutida pela comunidade será o aplicativo Sou UFPR, que passa por uma fase piloto. A escolha do tema inicial tem um motivo: o desejo de envolver o maior número possível de pessoas no processo participativo, especialmente estudantes.

“Vamos implementar uma cultura de participação política na UFPR, no começo não temos grandes expectativas quanto ao número de participantes, mas com o tempo, quando a comunidade ver a sua participação dando resultado, tenho certeza que alcançaremos representatividade significativa de todas as categorias”, destaca.

Apesar de reconhecerem que a adesão massiva não virá imediatamente, os idealizadores da iniciativa apostam na construção gradual de uma cultura de participação. 

“Vivemos uma crise de representação e de participação democrática. As pessoas estão descrentes, e isso se reflete também nas universidades. Cada sugestão será respondida, e as propostas viáveis serão implementadas ou encaminhadas aos conselhos superiores”, afirma Carla Rizzotto.

Participar do processo é simples: basta acessar o site participa.ufpr.br com login e senha da UFPR, acessar o processo em andamento, incluir sugestões, curtir e comentar outras propostas. Um tutorial com o passo a passo estará disponível para orientar os usuários. Cada processo terá orientações específicas, de acordo com sua natureza e público-alvo.

Sugestões

22 maio, 2025

O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]

22 maio, 2025

O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]

22 maio, 2025

Para especialistas que participaram de mesa redonda nesta quinta (22), a fim de avançar no assunto, a capital […]

22 maio, 2025

Processo eleitoral define representantes docentes no Coplad para o biênio 2025-2027 Seguem abertas até esta sexta-feira, 23 de […]