Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita

Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas de estudos no litoral paranaense

O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lança à comunidade a IDE LAGEAMB – uma Infraestrutura de Dados Espaciais com referências geoespaciais para download gratuito. A iniciativa torna acessível dados espaciais inéditos e seus respectivos metadados, em especial do litoral paranaense – região em que o Laboratório possui atuação consolidada.

Foto: Lageamb/UFPR

Na IDE é possível encontrar dados referentes às unidades de conservação do litoral do Paraná, mapeamento dos manguezais que estão dentro da Grande Reserva da Mata Atlântica, sistema viário da região e muito mais – como o mapeamento da vegetação e uso da terra no litoral paranaense, que pode contribuir para outras pesquisas na área. “Esses dados têm potencializado a elaboração de instrumentos de planejamento no litoral do Paraná, tais como as revisões dos Planos Diretores Municipais e Planos de Manejo das Unidades de Conservação, além de qualificar o licenciamento ambiental de empreendimentos”, conta o professor Eduardo Vedor, coordenador do Laboratório.

Foram cinco anos para o desenvolvimento e alimentação da IDE, a partir de trabalhos de campo nos diferentes projetos do Lageamb. Laura Krama, geógrafa no Laboratório, explica que a infraestrutura virtual conta com 48 camadas e 3 webmaps disponibilizados abertamente através da plataforma GeoNode (uma solução de código aberto que reúne projetos on-line). “Com uma interface consistente e de fácil uso, contribuímos para a divulgação e compartilhamento da produção científica e gestão de dados no âmbito dos projetos do Laboratório para o público geral”, explica.

Sobre o Lageamb/UFPR

O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais faz parte do Departamento de Geografia, da Universidade Federal do Paraná, e tem como principal linha de pesquisa o planejamento e gestão ambiental no litoral paranaense. Com parcerias com órgãos governamentais e não-governamentais, atua desde 2006 com diferentes metodologias e tecnologias em seus trabalhos de campo – além da aplicação social e humana da geografia no contato com comunidades tradicionais. Seus mais de 100 bolsistas integram diferentes equipes de pesquisa, contribuindo cada um com sua área de formação e interdisciplinaridade entre diferentes projetos programas institucionais.

Com informações do Lageamb/UFPR

Sugestões

Aluno do PPGCOM da UFPR é vencedor do 11ª prêmio Abrapcorp de Dissertações 2024
Bruno Rafael dos Santos, é aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal...
Projeto de extensão leva Sessões Culturais para Escolas e Centros de Educação Infantil de Matinhos
O Mundo Mágico da Leitura, programa de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reconhecido...
Desinfestação de fungos em livros fundiários do Incra é realizada na UFPR
O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb) em parceria com o Laboratório de Gestão...
Gestão da UFPR e Comando de Greve Docente realizam reunião e avançam nas negociações
Em uma reunião realizada ontem (23/05) no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...