UFPR lança o primeiro curso online gratuito em três idiomas sobre Economia Circular

28 abril, 2023
10:18
Por Juliana Marques
Ensino e Educação

O Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná abriu as inscrições gratuitas para o curso sobre Economia Circular nas versões português, espanhol e inglês. A ação faz parte da Rede Economia Circular como Estratégia para uma Indústria da Construção mais Sustentável (ECoEICo), e conta com o apoio do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED). O curso é dirigido a estudantes de todas as áreas do conhecimento.

O curso é no modelo MOOC (Sigla para Massive Open Online Course ou curso online aberto e massivo, em tradução literal para o português, o MOOC nada mais é que um formato de curso a distância que usa ferramentas web). Os participantes irão estudar sobre a economia circular (EC), como ela incentiva o repensar das práticas econômicas da sociedade e se inspira no funcionamento da própria natureza, baseando-se no princípio do “ciclo de vida” dos produtos, que permite a redução do consumo de matérias-primas e até mesmo de energia e água, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável, criando qualidade ambiental, prosperidade econômica e equidade social.

A adoção desses princípios conduz a propostas de negócios circulares com a substituição do conceito de fim de vida pela redução, reutilização, reciclagem e recuperação de recursos nos processos de produção/distribuição e consumo. Os atuais modelos de negócio existentes baseiam-se em uma economia linear em que os bens são produzidos na lógica de serem usados e descartados. Esta iniciativa é dirigida a todas as pessoas que acreditam num mundo mais sustentável!

A seguir, os links de acesso para se inscrever no curso:

Versão em Português

Versão em Inglês

Versão em Espanhol

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.