Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR lamenta o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa

Com pesar, informamos o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, ocorrido na noite desta terça-feira (16). Newton da Costa foi um dos mais importantes e reconhecidos nomes da Lógica no Brasil e no mundo.

Foto: Leonardo Bettinelli

Graduado em Engenharia Civil, quando ainda no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na praça Santos Andrade, na década de 1950, Newton da Costa também obteve formação em Matemática e atuou como professor na UFPR. Sua carreira acadêmica se estendeu para São Paulo, onde lecionou na USP e na Unicamp, além de ter sido professor visitante na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Aluno e docente na UFPR, Newton da Costa desenvolveu uma abordagem inovadora na lógica, desafiando os preceitos da lógica aristotélica. Seu trabalho pioneiro na lógica paraconsistente, que admite a possibilidade de uma sentença e sua negação serem verdadeiras ao mesmo tempo, teve aplicação significativa em áreas como computação, economia e direito.

A contribuição de Newton para a ciência brasileira e mundial foi celebrada como resultado de sua “ousadia e coragem”, impulsionando a construção de uma escola brasileira de lógica. Professor foi homenageado em 2019 pela UFPR. Na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) do ano passado, o professor também foi homenageado pela UFPR, assista aqui.

A cerimônia de despedida será realizada a partir das 14h30 desta quarta-feira(17), no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis.

A Universidade Federal do Paraná expressa profunda tristeza neste momento de luto e presta solidariedade aos familiares e amigos do professor.

Sugestões

UFPR e Minc realizam teste de usabilidade vinculados ao projeto Soluções Digitais; saiba mais
A Plataforma Mapas Culturais representa uma importante ferramenta na administração da cultura do país,...
Aluno do PPGCOM da UFPR é vencedor do 11ª prêmio Abrapcorp de Dissertações 2024
Bruno Rafael dos Santos, é aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal...
Projeto de extensão leva Sessões Culturais para Escolas e Centros de Educação Infantil de Matinhos
O Mundo Mágico da Leitura, programa de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reconhecido...
Desinfestação de fungos em livros fundiários do Incra é realizada na UFPR
O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb) em parceria com o Laboratório de Gestão...