Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR firma parceria com a Unesco e lança coalizão para reunir pesquisadores pela Década dos Oceanos

Uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Unesco mobilizará ações relacionadas à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, estipulada pela Organização das Nações Unidas para os anos de 2021 a 2030. A “Década do Oceano” construirá uma estrutura comum para que a ciência oceânica garanta a implementação da Agenda 2030 no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Na UFPR, a ação começou a ser articulada pelo Programa de Pós Graduação em Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos. Com a formação de uma rede colaborativa de pesquisadores, o grupo lançou um perfil no Instagram com um desafio para a sociedade pelo desenvolvimento sustentável. Foram mais de 1400 perfis engajados na campanha “30 dias pelos Oceanos”.

Agora, uma nova etapa, formalizada pela Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPPG), busca consolidar, na universidade, uma coalizão para aglutinar saberes em torno da proposta. “A Coalizão UFPR pela Década do Oceano surge para desenvolver ações em colaboração à esta importante iniciativa capitaneada pela UNESCO, e incluir a UFPR como protagonista regional e internacional”, registra o boletim distribuído pela PRPPG aos seus programas de pós-graduação.

A ideia é que os pesquisadores que estudam o oceano sejam conectados “para vencer importantes desafios: atar nós, pessoas, ideias, projetos, conteúdos e iniciativas para promover a adesão à Década da Ciência Oceânica, fortalecendo a interface sociedade-academia-políticas públicas”. Para isso, os cientistas serão convidados a se alinharem e a articularem ações relacionadas à década. 

Marca da Coalizão foi inspirada na da Década dos Oceanos da ONU

Segundo a professora Ana Sofia Clímaco Monteiro de Oliveira, coordenadora de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico da PRPPG, a parceria com a Unesco é extremamente motivadora, pois possibilita que os pesquisadores da UFPR que estudam os oceanos se unam e contribuam com a agenda. “A iniciativa estimula as cooperações em diferentes níveis, do local ao internacional. A intenção é de que possamos desenvolver a tecnologia e a pesquisa para aproximar as necessidades da sociedade com a ciência oceânica”, pontua.

Pesquisas contribuem com agenda do desenvolvimento sustentável 

Pesquisas realizadas na UFPR já se preocupam em contribuir com a agenda do desenvolvimento sustentável (ODS) promovida pela ONU. No caso da década da ciência oceânica, o Centro de Estudos do Mar é um dos lugares em que essas articulações entre ciência, tecnologia e sustentabilidade têm apresentado resultados.

A pesquisadora, bióloga e professora da PGSISCO, Camila Domit, é uma das partes dos “nós” que começam a se formar na construção de uma agenda que mostre a relevância das pesquisas da UFPR para o estudo dos oceanos. Segundo ela, cultura e a ciência oceânica demandam a união de esforços. “Por isso, a Coalizão UFPR pela década do oceano, além de ser uma oportunidade de nos reconhecermos institucionalmente como cientistas e cidadãos engajados no tema, proporciona a conexão entre a comunidade acadêmica e a sociedade“.  Ela argumenta que fazer parte desta rede colaborativa institucional e global é aproximar a ciência a sua aplicação como ferramenta de mudança, contribuindo para processos de governança mais assertivos, inclusivos e justo, considerando as demandas das gerações atuais e futura”.

A pesquisadora conta que a rede colaborativa Nós pelos Oceanos, formada por discentes e docentes da PGSISCO, surgiu ao longo de uma disciplina multidisciplinar vinculada a iniciativa Horizonte Oceânico Brasileiro (HOB). Ao longo de uma sequência de webinars, temas conectados aos ODS e aos objetivos da Década do Oceano foram amplamente debatidos e estimularam o grupo a pensar como integrar seus projetos, direcionar objetivos e contribuir com iniciativas em escala nacional e internacional. A vontade de fazer parte desta onda de agregação de conhecimento e práticas positivas motivou a rede e agora esperamos ver a UFPR unindo ciência e tecnologia por um oceano mais saudável e produtivo“.

 Nos próximos dias, a PRPPG lançará um formulário no qual os pesquisadores da instituição poderão se unir à coalizão, especificando seus objetos de estudo e encorpando a rede. A Superintendência de Comunicação da UFPR também fará parte da iniciativa com diferentes produtos de comunicação que objetivam divulgar a ciência oceânica produzida na UFPR. Uma página do portal irá reunir o conteúdo. Vídeos e podcasts são outras das ações previstas para se somarem à iniciativa, que visa dar visibilidade aos estudos produzidos nos diversos departamentos da instituição, além de promover a sustentabilidade. 

Junte-se à Década

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...