Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR fica em 2º lugar entre federais, 3º entre universidades do Brasil e 79º no mundo em ranking internacional

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a universidade brasileira que mais promove o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos, segundo o Times Higher Education Ranking (THE) Impact 2023. A instituição está no extrato 101-200 no ranking mundial que avalia as políticas internas e o compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, ao lado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de Campinas (Unicamp).

A UFPR ocupa ainda o destaque mundial com a 79ª posição de instituição de ensino superior que mais desenvolve ações no que diz respeito a alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável, no mundo.

Esses resultados elevaram o nível geral da Universidade no ranking, que agora ocupa a terceira posição no país, sendo a segunda Federal na classificação ao lado da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal de Uberlândia. Em relação ao ranking 2022, a UFPR subiu uma posição no ranking geral.

A UFPR também se destacou na segunda colocação nacional, nos ODS 14 – “Vida na água” e ODS 15 – “Vida terrestre”, dividindo a posição com outras instituições e nos quesitos de Redução da desigualdade (ODS 10), Cidades e comunidade sustentáveis (ODS 11) e ações contra a mudança climática (ODS 13) a UFPR ocupa a terceira colocação. No ODS 7 – “Energia limpa e acessível”, que avalia o uso e as políticas de energia, bem como o compromisso em promover a eficiência energética na comunidade em geral, a universidade está classificada em quinto lugar no país.

O índice utiliza indicadores cuidadosamente calibrados para fornecer uma comparação abrangente e equilibrada em quatro grandes áreas: pesquisa, administração, extensão e ensino. Diferente do acadêmico, embora leve em conta pontuações de pesquisa, o ranking de impacto avalia a forma e a eficiência com que a gestão das instituições se posiciona frente aos objetivos de desenvolvimento sustentável. “Melhoramos nossa posição no ranking de impacto THE. Isso demonstra um resultado positivo das escolhas da gestão na UFPR, mas devo salientar que é fruto de um trabalho democrático e coletivo, de esforço e dedicação da nossa comunidade de técnicos, professores e alunos da UFPR”, destacou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

O THE Impact 2023 é a quinta edição do ranking e inclui 1.591 universidades de 112 países ou regiões. A classificação geral é liderada pela Western Sydney University, da Austrália, pelo segundo ano consecutivo; a Universidade de Manchester, no Reino Unido, segue em segundo lugar; enquanto a Queen’s University, com sede no Canadá, ocupa o terceiro lugar.

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...