A prova terá início às 14 horas; estão inscritos 39.565 candidatos
Por NC-UFPR
A UFPR aplica no próximo domingo (05/10), em 11 cidades, a prova da primeira fase do Vestibular 2026. Estão inscritos 39.565 candidatos, o maior número desde o vestibular 2019. Em relação ao vestibular 2025, o crescimento é de 7%.
A prova terá início às 14 horas e será aplicada em 10 cidades do Paraná (Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo) e também em Joinville (SC). Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h40 e fechados às 13h30.
A orientação da universidade é para que os candidatos confiram antecipadamente e façam print (em papel ou no celular) do comprovante de ensalamento (disponível em www.nc.ufpr.br), pois nos locais de prova não haverá equipes para prestar essa informação.
Outra recomendação é para que os candidatos saiam cedo de casa, de maneira a evitar contratempos. É importante lembrar que em diversas cidades que terão prova do vestibular da UFPR haverá também, no domingo à tarde, a prova do Concurso Nacional Unificado do governo federal, o que deverá deixar o trânsito ainda mais carregado. Isso vale para Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Jandaia do Sul, Joinville, Londrina, Maringá e Paranaguá.
Em Curitiba, para quem vai de ônibus, a Urbs informou que a linha Fazendinha/PUC, que normalmente não opera aos domingos, terá operação especial no domingo, com viagens de ida e volta entre o Terminal Fazendinha e a PUC, maior local de provas em Curitiba. Também haverá uma linha especial entre o terminal do Cabral e a PUC. A empresa recomenda que os candidatos consultem com antecedência os horários de ônibus, que aos domingos são mais espaçados. A tabela de horários está disponível aqui.
Para ingressar na sala de provas, os candidatos devem apresentar documento oficial de identidade com foto. O documento pode ser físico ou digital. Neste último caso, serão aceitos os seguintes documentos, desde que emitidos a partir do aplicativo oficial do órgão emissor (fotos, prints, PDFs ou outros formatos dos documentos não serão aceitos): Carteira Nacional de Habilitação Digital com foto, Título de Eleitor Digital (e-Título) ou RG Digital.
Além disso, os candidatos devem levar lápis, apontador, caneta esferográfica transparente escrita grossa de tinta preta e borracha. Esses materiais não poderão conter qualquer tipo de anotação.
Os candidatos poderão se alimentar no local de prova, desde que os alimentos não causem ruídos ou odores que atrapalhem a concentração dos demais candidatos. O consumo de água e outros líquidos não alcoólicos é permitido, mas devem estar acondicionados em recipiente transparente e sem rótulo.
Não será permitido utilizar relógios, armas, telefone celular, calculadora ou outros aparelhos eletrônicos. Os candidatos também não poderão usar fone de ouvido, bonés, gorros, chapéus ou quaisquer outros acessórios que cubram as orelhas.
Estão inscritos neste vestibular 39.565 candidatos, dos quais 3.177 (8%) são treineiros e e 36.388 concorrem efetivamente a uma das 5.313 vagas ofertadas, em 143 cursos de graduação.
A grande maioria dos inscritos no Vestibular 2025 da UFPR (29.129, o que equivale a 74% do total) escolheu fazer a prova da primeira fase em Curitiba. Os demais candidatos vão se dividir entre Londrina (2.596); Joinville (2.139); Maringá (1.355); Cascavel (1.324); Toledo (832); Guarapuava (599); Matinhos (510); Paranaguá (493); Palotina (415) e Jandaia do Sul (173).
A UFPR mobilizou 2902 colaboradores para a realização da prova nas 11 cidades.
A divulgação da lista dos candidatos classificados para a segunda fase do Vestibular 2025 está prevista para o dia 28 de outubro, às 18 horas. A segunda fase acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro e cada candidato fará a prova na cidade-sede do curso que escolheu.
Estudantes de graduação poderão ministrar oficinas e receber bolsas; comunidade também pode participar de modo voluntário. Inscrições até […]
Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado Luiz Vamberto de […]
Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]
Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]