Imagem Padrão

UFPR e Universidade de Soka, no Japão, discutem ampliação de convênio que já dura 28 anos

21 julho, 2017
15:17
Por Lais Murakami
Ensino e Educação

Representantes da Universidade de Soka, no Japão, que é uma das mais antigas parcerias internacionais da Universidade Federal do Paraná, reuniram-se com o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, nesta sexta-feira (21), para estreitar as relações e discutir a ampliação do convênio existente há 28 anos ininterruptos entre as instituições.

Segundo o reitor Ricardo Marcelo é objetivo da atual gestão ampliar o processo de internacionalização da UFPR. Nesse sentido, a intenção é expandir o convênio com a universidade japonesa, hoje restrito ao nível de graduação, também para os cursos de pós-graduação.

A Universidade de Soka está participando de um programa federal japonês que a caracterizou como uma universidade internacional super global. A meta da instituição é ampliar o número de alunos estrangeiros nos próximos sete anos. De acordo com o coordenador de políticas linguísticas junto à Agência UFPR Internacional, Luiz Gardenal, a UFPR foi escolhida como universidade estratégica para expandir essa relação internacional.

Foto: André Filgueira

Ryohei Tanaka, vice-reitor da instituição japonesa, disse que é uma honra poder realizar esse convênio com uma das universidades mais tradicionais do Brasil. “Por meio desta parceria recebemos, todos os anos, estudantes excepcionais, que se dedicam ao máximo nos estudos, de forma exemplar. A partir desse próximo passo, que visa receber alunos de pós-graduação e professores, tenho certeza que essa relação se tornará ainda mais próxima”, afirmou.

O estudante de Economia Jo Kitamura – que também participou da reunião – está no Brasil há cinco meses estudando disciplinas de Economia, Geografia e Literatura e conta que está gostando muito de vivenciar experiências tão diferentes. “Apesar das diferenças, estou totalmente satisfeito com o ensino aqui na UFPR”, relata o japonês, que ficará no país por mais seis meses, mas já planeja voltar no futuro.

Foto: André Filgueira

Durante os 28 anos de cooperação, cerca de 100 estudantes realizaram intercâmbios com duração de um ano acadêmico. Atualmente há três estudantes e uma instrutora de língua japonesa da Universidade Soka atuando na UFPR e uma estudante da UFPR em Tokyo, no Japão.

O diretor da Agência UFPR Internacional, professor André de Macedo Duarte, destacou a necessidade da internacionalização para o processo do conhecimento. “O salto no conhecimento depende sempre de relações externas. É muito interessante a ampliação dessa parceria, para que, além de receber intercambistas, possamos levar mais alunos a estudarem no Japão. Assim, eles voltarão mais qualificados, repercutindo positivamente na produção do conhecimento no Brasil”, explica.

Sugestões

12 setembro, 2025

R.U.A. (Rolê Universitário Artístico-cultural) acontece às terças-feiras de setembro no hall de entrada da XV, ao meio-dia Por […]

11 setembro, 2025

Informações do CHC-UFPR Neste sábado (13), o Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) […]

11 setembro, 2025

Revolta de estudantes reverteu decisão de cobrar taxas para se fazer cursos da UFPR. Documentário produzido pela UFPR […]

11 setembro, 2025

Professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que ministram ou que já ministraram disciplinas em inglês podem realizar […]