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FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e UEM promovem “Docência em Debate no Cenário da Covid-19”; on-line em 17/04, às 10h

Discutir alternativas de ensino no contexto da pandemia do novo coronavírus. Essa é a proposta do “Docência em Debate no Cenário da Covid-19”, encontro on-line que será realizado na próxima sexta-feira, 17, às 10h. A discussão visa mobilizar as comunidades universitárias das Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná para a reflexão sobre a temática.

O pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da Federal do Paraná, professor Eduardo Salles de Oliveira Barra, e a pró-reitora de Ensino da Universidade Estadual de Maringá (UEM), professora Alexandra Cousin, conduzirão o debate. A ação é uma iniciativa do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UEM.

Os gestores apresentarão ao público as ações desenvolvidas pelas pró-reitorias neste período em que os calendários acadêmicos estão suspensos. Para Barra, as universidades públicas brasileiras estão na vanguarda com ações de atendimento à saúde pública e combate à expansão da pandemia. No campo do ensino, no entanto, as instituições ainda começam a caminhar, na opinião do professor.

“Nós ressentimos de não ter uma estrutura preparada para enfrentar essa realidade do ensino, de manter as atividades num quadro em que não se pode contar com as atividades presenciais. Vamos trocar ideias a respeito do que cada universidade tem feito, no sentido de encontrar alternativas para esse momento”, afirma. 

Para o pró-reitor da UFPR, há valores e objetivos comuns quando se trata de universidades públicas. “Nesse ponto, nós somos uma única instituição. Então agora, mais do que nunca, a gente tem que aproximar os nossos esforços para que tenham resultados mais efetivos nesse momento em que nós precisamos dar uma resposta à sociedade”, complementa.

Os interessados poderão participar do debate pelo link http://conferenciaweb.rnp.br/webconf/cipead.

UFPR estuda uso de ferramentas tecnológicas

No dia 20 de março, coordenadores de curso, chefes de departamento e diretores de setores participaram de uma reunião à distância com a Administração Central para discutir alternativas de ensino durante a pandemia. Ferramentas digitais foram apresentadas ao grupo como possibilidade a partir da retomada do calendário acadêmico – condicionante para a normatização das bases para o funcionamento das atividades remotas. O tema segue em discussão na Federal do Paraná.

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