Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR é líder em ranking de redes sociais de instituições públicas brasileiras

A plataforma de inteligência Social Media Gov divulgou no dia 6 de fevereiro os resultados referentes à métrica de envolvimento das instituições públicas em redes sociais, no período de 2023. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi destaque e liderou entre as universidades e institutos estaduais e federais, conquistando o primeiro lugar, com mais de 2,5 milhões de interações.

A plataforma Social Media Gov ranqueou as dez instituições de ensino superior públicas brasileiras com maior envolvimento nas redes sociais em 2023. Imagem: Reprodução Instagram

O critério utilizado para determinar o envolvimento nas redes sociais é abrangente, incluindo não apenas o número de curtidas, mas também de comentários, compartilhamentos e vezes em que a publicação foi salva, no caso do Instagram. Esse conjunto de métricas oferece uma visão mais completa do impacto das publicações e da interação do público com o conteúdo compartilhado.

“A UFPR tem demonstrado uma presença forte e eficaz nas redes sociais, utilizando essas plataformas como ferramentas importantes para comunicação com a sociedade. Esses canais têm sido fundamentais para manter uma relação próxima e transparente”, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

Em 2023, a UFPR foi a única universidade pública brasileira entre as 50 indicações à final da 1ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública. A UFPR foi finalista na categoria Inclusão e Diversidade. A premiação selecionou instituições públicas por meio de critérios de envolvimento e de engajamento nas redes sociais.

Imagem: Divulgação Social Media Gov.

Para o Superintendente de Comunicação e Marketing da UFPR (SUCOM), professor Carlos Rocha, o reconhecimento alcançado pela UFPR neste ranking é um reflexo do trabalho dedicado da equipe de comunicação e da valorização do uso estratégico das redes sociais como parte integrante da missão institucional. “Essa conquista reforça o compromisso da universidade em se manter atualizada e conectada com as tendências digitais, sempre buscando formas inovadoras de se comunicar e de se relacionar com seu público”, afirmou.

A página do Instagram da UFPR alcançou 50 milhões de visualizações e o conteúdo chegou a mais de 26 milhões de pessoas em 2023. No total, foram compartilhadas 628 postagens, que receberam mais de 2,5 milhões de curtidas e 35 mil comentários. Hoje, o perfil oficial da UFPR tem quase 170 mil seguidores, o terceiro maior entre as universidades federais do país.

“O sucesso nas redes sociais vai além de simplesmente acumular seguidores. Ele reside na capacidade de se construir uma comunidade de usuários engajados que interagem ativamente com seu conteúdo, todos os dias”, conta Juliana Pinheiro, Relações Públicas responsável pelo gerenciamento dos perfis oficiais da UFPR.

Com essa posição de destaque, a UFPR reafirma sua posição como uma das principais instituições de ensino superior do país não apenas em termos acadêmicos, mas também no que diz respeito à sua presença e influência nas redes sociais, demonstrando seu compromisso com a excelência em todas as áreas de atuação.

Sugestões

UFPR sobe e está entre as 3,7% melhores instituições do mundo
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está entre as melhores do mundo na edição 2024 da lista global...
Equipamento para radioterapia no CHC-UFPR traz ganhos para áreas assistencial e de ensino
Com instalação de acelerador linear, hospital passa a oferecer tripé completo de tratamento para pacientes...
CHC-UFPR tem projeto aprovado em Programa de Apoio a Ambientes Promotores de Inovação no Paraná
O projeto tem por finalidade a estruturação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do CHC-UFPR Em...
Vídeo da UFPR no Instagram viraliza e atinge 1 milhão de visualizações
Um vídeo publicado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em seu perfil oficial no Instagram alcançou...