Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR é destaque nacional no QS World University Rankings 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi reconhecida mais uma vez como uma das melhores universidades do mundo, de acordo com a 20ª edição do QS World University Rankings (2024): Top global universities. A UFPR figura entre as instituições de ensino superior mais prestigiadas não apenas do Brasil, mas também internacionalmente.

Posição de Destaque entre as Universidades Federais

No ranking das universidades federais brasileiras, a UFPR se destaca ao ocupar a quinta posição, juntamente com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entre todas as universidades públicas e privadas brasileiras, listadas pelo QS World University Rankings 2024, a UFPR ocupa a 9ª posição. Esse reconhecimento ressalta o compromisso da UFPR com a qualidade acadêmica e a excelência no ensino, pesquisa e extensão.

“É com felicidade que compartilho com toda a comunidade acadêmica o reconhecimento da UFPR como uma das melhores universidades brasileiras, conforme o QS World University Rankings 2024. Este resultado é fruto do trabalho árduo e do comprometimento de toda nossa comunidade acadêmica, professores, técnicos e estudantes. Continuaremos empenhados em promover a excelência acadêmica e contribuir para o desenvolvimento da ciência, sem abrir mão de uma educação cidadã”, disse Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da UFPR.

Liderança no Estado do Paraná

No âmbito estadual, a UFPR se destaca como a principal instituição de ensino superior do Paraná, ocupando a primeira posição entre as universidades públicas e privadas. Esse posicionamento reforça o papel da UFPR como uma referência em educação e pesquisa não apenas a nível nacional, mas também estadual.

Atenção à Interpretação dos Dados

É importante ressaltar que a leitura da tabela de classificação do QS World University Rankings requer atenção, uma vez que apenas as primeiras 600 universidades do mundo são classificadas nominalmente. A partir desse ponto, as demais instituições são agrupadas em grupos de notas e listadas em ordem alfabética dentro de cada grupo. Essa metodologia pode gerar confusão na interpretação dos dados e exige cautela por parte dos leitores.

Metodologia:

QS World University Rankings apresenta 1.500 instituições em 104 localidades e é o único ranking desse tipo que enfatiza a empregabilidade e a sustentabilidade. Este ano três novas métricas passaram integrar a metodologia: Sustentabilidade, Resultados de Emprego e Rede Internacional de Investigação.

Os resultados baseiam-se na análise de 17,5 milhões de artigos acadêmicos e nas opiniões de especialistas de mais de 240 mil professores acadêmicos e empregadores. O Massachusetts Institute of Technology comemora doze anos no topo, a Universidade de Cambridge mantém o 2º lugar enquanto a Universidade de Oxford (3º) sobe uma posição.

Sugestões

Aluno do PPGCOM da UFPR é vencedor do 11ª prêmio Abrapcorp de Dissertações 2024
Bruno Rafael dos Santos, é aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal...
Projeto de extensão leva Sessões Culturais para Escolas e Centros de Educação Infantil de Matinhos
O Mundo Mágico da Leitura, programa de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reconhecido...
Desinfestação de fungos em livros fundiários do Incra é realizada na UFPR
O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb) em parceria com o Laboratório de Gestão...
Gestão da UFPR e Comando de Greve Docente realizam reunião e avançam nas negociações
Em uma reunião realizada ontem (23/05) no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...