UFPR é destaque em ranking internacional de impacto sustentável

27 junho, 2024
17:20
Por Juliana Pinheiro
UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) alcançou posição de destaque no University Impact Rankings 2024 da Times Higher Education (THE), ficando em segundo lugar, na colocação geral, entre as universidades brasileiras. Este ranking identifica e celebra as instituições que mais se destacam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Este resultado reflete ainda a excelência das universidades públicas do país.

Além da UFPR, compartilham a segunda posição a Universidade Federal de Itajubá, a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal de Santa Maria, a Universidade Estadual de Londrina, a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade Estadual de Campinas. A liderança nacional é da Universidade de São Paulo (USP). Importante ressaltar que todas são universidades públicas brasileiras.

Um destaque especial para a UFPR é sua posição no ODS 14, que trata da conservação marinha. A instituição está entre as melhores universidades do mundo, classificada na 48ª posição mundial e é a 1ª no Brasil, marcando a melhor posição já alcançada na história da UFPR. A UFPR também se destaca nacionalmente com a 1ª posição nacional, no ODS 13, sobre mitigação das mudanças climáticas. Além disso, a UFPR conquistou destaque com a 73ª posição global na classificação de impacto universitário para o ODS 8 da ONU: Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

A UFPR obteve outras posições de destaque em vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Além da 1ª posição no Brasil em conservação marinha e em mitigação das mudanças climáticas, a UFPR ocupa a 2ª posição em defesa da igualdade e inclusão e 3ª em avanço da saúde global; sustentabilidade urbana; e crescimento econômico e emprego. A universidade também está classificada em 4ª posição nacional em combate à pobreza; conservação da terra; promoção da paz e justiça social; parcerias globais; sustentabilidade da água; e industrialização e tecnologia sustentáveis. Em educação de qualidade e consumo e produção sustentáveis, a UFPR está em 5ª posição entre as universidades brasileiras. Adicionalmente, a UFPR ocupa a 6ª posição em igualdade de gênero; e soluções energéticas globais. Fechando as categorias das ODS da ONU, a UFPR está na 7ª posição no brasil na resolução da fome no mundo.

A Times Higher Education avaliou 2.152 universidades de 125 países/regiões para produzir o ranking de 2024. Este ranking não apenas reconhece o desempenho das universidades em áreas específicas, mas também celebra aquelas que demonstram uma contribuição abrangente para o desenvolvimento sustentável global. Ao se destacarem em diversos ODS, essas instituições reforçam seu compromisso em enfrentar os desafios globais mais urgentes, como sustentabilidade ambiental, inclusão social, crescimento econômico e parcerias. A classificação enfatiza a importância da interligação entre todos os ODS e a necessidade de estratégias integradas para alcançar o desenvolvimento sustentável.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, são um apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que todas as pessoas possam desfrutar de paz e prosperidade. Os 17 objetivos compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. A agenda contempla ainda um plano de ação internacional, desdobrados em 169 metas, que abordam diversos temas fundamentais para o desenvolvimento humano, em cinco perspectivas: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz.

As universidades que lideram esse ranking são reconhecidas por seu impacto significativo em várias dimensões do desenvolvimento sustentável, contribuindo para a criação de um futuro resiliente e sustentável. A ampla excelência dessas instituições ressalta a importância de abordagens científicas para os desafios globais e destaca o papel crucial da academia na promoção de mudanças sustentáveis.

O ranking geral é liderado pela Western Sydney University da Austrália pelo terceiro ano consecutivo, seguida pela Universidade de Manchester, no Reino Unido, e pela Universidade da Tasmânia, na Austrália.

A UFPR, com seu desempenho, reafirma sua posição como uma das principais instituições de ensino superior no Brasil e no mundo, comprometida com a excelência acadêmica e o desenvolvimento sustentável.

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.