O reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho, a Pró-Reitora de Graduação Maria Amélia Sabbag Zainko e o coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul Von Der Heyde, receberam na última sexta-feira representantes do ensino pré-vestibular do Estado. O objetivo do encontro foi discutir os rumos do processo seletivo e dos critérios de avaliação para a entrada de novos alunos na universidade.
Nas palavras do reitor, o novo Núcleo de Concursos — órgão responsável pela organização do vestibular, que acabou de ter a coordenação assumida pelo professor Von Der Heyde — atuará em “gestão coletiva”. Isso significa discutir com a comunidade quais serão as mudanças necessárias para que o processo seletivo acompanhe às demandas dos estudantes e da melhoria na qualidade do ensino de graduação.
A principal afirmação foi referente ao próximo vestibular. Segundo Von Der Heyde, não haverá nenhuma mudança brusca na elaboração do Processo Seletivo 2010. “A necessidade de melhoria existe, mas podemos garantir que nenhuma decisão será tomada de forma a prejudicar a preparação dos pré-vestibulandos”, afirmou o professor. As possibilidades serão discutidas ao longo do ano e, segundo o cronograma, possíveis mudanças poderão ser conhecidas a partir de novembro deste ano.
Dentre os assuntos da pauta analisados para o vestibular 2011, estavam quesitos da definição das datas de prova, a possibilidade de aproximação temporal entre primeira e segunda fase e os critérios de seleção dos livros de leitura obrigatória e das obras da área de Filosofia.
O reitor afirmou perceber a necessidade de algumas mudanças — tanto nos conteúdos da prova como nas questões operacionais — e registrou as necessidades para que sejam analisadas com cuidado pelo NC. “Devemos lembrar que decisões como datas e critérios são frutos de um conjunto de fatores que vão de logísticos a climáticos, mas estamos dispostos a rever conceitos e prioridades do vestibular. Faremos o que for preciso para melhorar o processo, de acordo com as diretrizes traçadas pelo MEC — Ministério da Educação”, enfatizou.
A Pró-Reitora de Graduação afirmou que o momento atual da universidade é de grande sensibilidade quanto a mudanças. “Tudo pode e deve ser aperfeiçoado. O processo seletivo é uma das grandes preocupações dessa gestão, e nossa dedicação será intensa”. Segundo ela, esses são reflexos do que Zaki chama de “Ano da Graduação” — o momento em que a universidade precisa articular o desenvolvimento da Pós-Graduação, da qualidade da formação acadêmica e do resgate do compromisso social e valores dos universitários.
Sobre o vestibular
Atualmente, a prova de vestibular é composta por 80 questões de múltipla escolha que devem ser resolvida pelo candidato em um período de quatro horas. Tem caráter eliminatório. Os candidatos aprovados são selecionados, então, para a segunda fase — composta por questões discursivas de português. Alguns cursos têm ainda um terceiro dia de avaliação, dedicado à resposta das questões discursivas referentes a áreas de compatibilidade com o curso pretendido.
Segundo o NC, a data do Processo Seletivo 2009/2010 já foi definida. A primeira prova acontece no dia 15 de novembro e as provas de segunda fase, nos dias 6 e 7 de dezembro.
Confira aqui as obras indicadas para o Vestibular 2010.
Foto(s) relacionada(s):
Link(s) relacionado(s):
Fonte: Iasa Monique (estagiária) / Fernando César Oliveira (orientador)
Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]
A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]
Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]
Encontro teve visita à Fazenda Canguiri e vislumbrou parcerias futuras entre as instituições A Universidade Federal do Paraná […]