UFPR é Credenciada como Universidade Promotora da Saúde

24 outubro, 2024
08:52
Por Bruna Soares
305 Visualizações
UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) dá um passo significativo na promoção da saúde ao ser credenciada como participante da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (Rebraups) e da Rede Ibero-americana de Universidades Promotoras da Saúde (Riups). Essa conquista reflete a atenção dedicada à  comunidade universitária por meio da atenção à saúde, mas também por políticas de permanência, ações afirmativas e diversos projetos de extensão e pesquisa, como o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde (NEPES) e o projeto ConVida. 

A iniciativa de se credenciar as redes surge da colaboração entre o NEPES e o ConVida, com o objetivo de estabelecer um Laboratório Social na UFPR, que se concentra no desenvolvimento de ações de promoção e vigilância em saúde no contexto do ensino superior, além de buscar discutir e fortalecer a promoção da saúde na universidade com outros setores internos e externos à UFPR. Desde o início de 2024, o Laboratório tem promovido atividades como ateliês de pintura voltados à saúde mental,  práticas integrativas e complementares, palestras e cursos sobre doenças transmissíveis, vigilância em saúde, apoio à amamentação, entre outros. Essas ações não apenas fortalecem a saúde dentro da universidade, mas também podem servir de modelo para outras instituições. 

A Sede da Universidade Promotora da Saúde da UFPR está localizada no Departamento de Enfermagem da UFPR, no Laboratório de Promoção e Vigilância em Saúde, que já conta com a participação de 20 discentes de diferentes cursos e níveis de formação. 

Dionatans Godoy Quinhones, atual coordenador do Convida, enfatiza a importância dessa credenciação, destacando que a adesão à Rebraups representa um compromisso com a construção de políticas institucionais que gerem impactos positivos em ensino, pesquisa e extensão, criando um ambiente mais saudável e inclusivo. “As ações em saúde devem ser um compromisso com o cotidiano das pessoas, não apenas com seus sintomas”, ressalta Quinhones, que participou do III Encontro da Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde e do XI Congresso Ibero-Americano de Universidades Promotoras da Saúde, que termina nesta sexta-feira (25). 

Dionatans Godoy Quinhones ao lado do professor Hiram Arroyo, diretor geral da rede Ibero-americana das Universidades Promotoras da Saúde. Foto: Arquivo pessoal

A professora Daiana Kloh Khalaf, coordenadora do NEPES, também ressalta que a saúde deve ser entendida de forma abrangente. Segundo a professora, “a participação da UFPR na Rebraups e Riups não é apenas um passo institucional; é uma afirmação do nosso compromisso com a saúde, com a vida e com a sociedade. Isso demanda ações e políticas solidárias que sejam discutidas e construídas coletivamente, refletindo nossa responsabilidade coletiva em promover o bem-estar”.  

Estar filiado ao movimento de Universidades Promotoras da Saúde, representado pela Rebraups e Riups, significa que a UFPR se compromete a fortalecer seu papel na produção de ciência, inovação e tecnologia, contribuindo para um desenvolvimento sustentável e uma sociedade mais justa e equitativa, com laços intersetoriais e intergovernamentais saudáveis.  A partir da filiação, a universidade busca cada vez mais integrar-se a comitês e grupos de trabalho, promovendo a troca de experiências e boas práticas, além de fortalecer colaborações com outras instituições.   

 A credencial como Universidade Promotora da Saúde permitirá à UFPR utilizar o selo “Sou Rebraups”, simbolizando seu compromisso com a saúde da comunidade. Essa adesão não apenas amplia o alcance das iniciativas de promoção da saúde, mas também propicia uma rica troca de conhecimentos e experiências, criando um ambiente mais benéfico para todos. 

Foto: Arquivo pessoal

Com essa nova fase, a UFPR reafirma seu papel como agente transformador na promoção da saúde e qualidade de vida, comprometendo-se a fazer a diferença na vida das pessoas, acolhendo cada vez mais sua comunidade e reafirmando seu compromisso com a permanência e sentimento de pertencimento, além de construir um futuro mais saudável para todos.

Sugestões

12 novembro, 2024

Por Amanda Poso e Bruna Soares Com o objetivo de fortalecer e incentivar o protagonismo feminino no cenário […]

11 novembro, 2024

Por Luana Lopes e Gabriel Maia No último sábado (9), ocorreu a 9ª Marcha do Orgulho Crespo em […]

11 novembro, 2024

A XIII Feira Regional de Ciências do Litoral Paranaense promoveu intercâmbio científico e premiou pesquisas sobre os biomas […]

11 novembro, 2024

Em entrevista, professor de imunologia da UFPR fala sobre o andamento da pesquisa e explica como pode se dar o uso da tecnologia no combate a outras patologias.