Pesquisadores da UFPR, em especial da Medicina Veterinária, terão a oportunidade de desenvolver estudos num dos mais respeitados centros de pesquisas do país, o Centro Nacional de Primatas (CENP), localizado em Belém, PA, através de uma cooperação entre as duas instituições. O reitor em exercício, Rogério Mulinari, e o representante do CENP, José Augusto Carneiro Muniz, se encontraram na manhã de hoje (26/05) para uma apresentação geral do convênio, já formalizado. Estiveram presentes professores do curso de Medicina Veterinária e o diretor do Setor de Ciências Agrárias, Eduardo Teixeira da Silva. Trata-se do primeiro convênio do CENP com uma instituição de ensino no Sul do País.
Na ocasião, o professor Eduardo destacou que o convênio poderá beneficiar não apenas o Setor de Agrárias, mas também os de Ciências Biológicas e da Saúde, devido às inúmeras pesquisas que podem ser realizadas. Para o professor Ivan Roque de Barros Filho, que irá coordenar a cooperação, abre-se um campo imenso para trabalhos em conjunto.
“O mais importante nessa parceria com a UFPR é que estaremos disseminando o conhecimento, através da formação de pesquisadores”, disse Muniz. Atualmente, o CENP é base para 15 pesquisas que envolvem desde células tronco até estudos comportamentais. O Centro possui hoje um acervo de cerca de 700 macacos de 26 espécies nativas do Brasil e uma espécie africana. Em breve, será possível acessar também mais 16 espécies no Acre, através de convênio do centro com o Instituto Evandro Chagas.
O primeiro grupo de estudos de pesquisadores da UFPR embarca para Belém no dia 17 de junho, para acertar os projetos iniciais a serem desenvolvidos.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Simone Meirelles
Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR aponta caminhos para docentes adotarem uma educação antirracista […]
Os novos olhares da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aos seus cursos de graduação mostram seus primeiros frutos […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu 901 vagas para transferência de alunos de outras instituições de ensino superior.
O Campus Avançado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Jandaia do Sul apresentou, no dia 31 de […]