Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR é a primeira do país em trabalho decente e crescimento econômico, segundo ranking THE Impact

O Brasil está entre os 10 países com mais universidades presentes no ranking de impacto global elaborado pelo THE

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) ficou em quarto lugar no Times Higher Education Ranking (THE) Impact entre as instituições de ensino brasileiras. O ranking avalia as políticas internas e o compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Na classificação geral de 2022, a UFPR está empatada com outras quatro universidades públicas na quarta posição nacional e aparece no extrato 301-400 entre as 1406 instituições avaliadas do mundo todo.

A UFPR se destaca com relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 – “Trabalho decente e crescimento econômico” –, aparecendo em primeiro lugar no Brasil e em 43º no mundo. A instituição também está em evidência nos ODS 7 – “Energia limpa e acessível” –, ODS 15 – “Vida terrestre” – e ODS 11 – “Cidades e comunidades sustentáveis” –, nos quais obteve as primeiras colocações entre as universidades federais brasileiras. Confira na tabela abaixo:

No ODS 8, a UFPR é a primeira colocada no Brasil e a 43ª no mundo, ocupando sozinha essas posições.  Já nos ODS 7, 11 e 15, a universidade está empatada com outras instituições nacionalmente e na 61ª e 99ª posições isolada nos ODS 7 e 15, respectivamente, no ranking global. Obs: exceto nos itens mencionados, há empate com outras universidades.

Globalmente, a melhor colocação da universidade ocorreu no ODS 8 – “Trabalho decente e crescimento econômico” – ficando na posição 43. No ODS 7 – “Energia limpa e acessível” –, classificou-se no 61° lugar; e no ODS 11 – “Cidades e comunidades sustentáveis” –, ficou na 99ª posição. O ODS 17 tem o peso de 22% e os demais, 26% na avaliação.

O ranking

Além do desempenho das universidades em pesquisa, a classificação utiliza indicadores para fornecer uma comparação abrangente e equilibrada em outras três áreas: administração, divulgação e ensino, sendo o ranking que melhor avalia a qualidade da gestão das instituições.

Ainda que os números relacionados à pesquisa também sejam considerados, as análises levam em conta, predominantemente, ações e políticas institucionais comprovadas por evidências. Para ser classificada, uma instituição precisa enviar evidências do ODS 17 – “Parcerias e Meios de implementação” – e pelo menos outros três.

A nota total das instituições é composta por quatro critérios: pesquisa, colaborações para suporte dos ODS, publicação de relatórios e educação para os ODS. A pontuação final na tabela geral é calculada combinando a pontuação no ODS 17 com as três principais pontuações dos ODS restantes.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...