A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a sétima melhor instituição de ensino superior brasileira segundo o Academic Ranking of World Universities 2023 (ARWU 2023), divulgado nesta terça-feira, 15 de agosto. Elaborada pela consultoria chinesa Shangai Ranking, a lista posiciona a UFPR entre as 1.000 melhores universidades do mundo e entre as quatro melhores federais do país, junto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade de Brasília (UnB).
A UFPR é também a única universidade do Paraná a figurar no ranking. Destaca-se que entre as 18 universidades brasileiras, únicas listadas por esse ranking, 15 são universidades Federais e todas são universidades públicas.
O ARWU avaliou 2.500 universidades e classificou as mil melhores. De acordo com o levantamento, as melhores universidades brasileiras são públicas. Das 18 brasileiras ranqueadas, a melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP), seguida pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O ARWU é realizado desde 2003 e utiliza critério que incluem a contagem de pesquisadores com maior número de citações, volume de artigos publicados em revistas científicas de grande impacto, quantidade de artigos indexados tanto no Science Citation Index – Expanded quanto no Social Sciences Citation Index, além da performance de pesquisa per capita, ajustada ao tamanho da instituição.
Para obter informações sobre o ranking ARWU clique aqui.

Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]