Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR disponibiliza 20 mil mudas de araucária para a comunidade

Celso Gusso, Carlos Gusso, Zaki Akel Sobrinho, Rogério Mulinari e Flávio Zanette
Celso Gusso, Carlos Gusso, Zaki Akel Sobrinho, Rogério Mulinari e Flávio Zanette
A assinatura de um termo de doação marcou na manhã desta segunda-feira (19) a entrega de 20 mil mudas de araucária para a UFPR. As mudas foram doadas pela empresa Risotolândia, que as produziu na Colônia Penal Agrícola de Piraquara como parte de um programa que prevê ressocialização dos detentos e plantio de 60 mil mudas de araucária ao ano, todas selecionadas pelo professor Flávio Zanette, do Setor de Ciências Agrárias da UFPR. Agora elas serão disponibilizadas para a comunidade. As primeiras plantas foram entregues hoje pela manhã, às pessoas cadastradas no pátio da Reitoria. As demais podem ser solicitadas pelos telefones. (41) 3350-5601, 3350-5728 ou 3350-5650.

Quem receber as mudas poderá contribuir para o Setor de Transplante de Fígado do Hospital de Clínicas, doando qualquer valor para este serviço. Os interessados receberão as instruções de como proceder para efetuar a doação que será feita por meio da emissão de GRU e recolhimento em qualquer agência do Banco do Brasil. As mudas serão acompanhadas de um folder explicativo sobre como plantá-las.

Para o reitor Zaki Akel Sobrinho, a parceria integra um projeto mais amplo, pois tem uma conotação social e ambiental, ao promover a recuperação dos detentos, ajudar financeiramente o Setor de Transplante Hepático do HC e contribuir para o repovoamento de espécies de araucária. Mais que isso, ajuda a fortaceler a UFPR como centro de excelência nacional em Araucaria angustifolia. “Mais uma vez a UFPR atua como uma ponte entre a demanda da sociedade e a produção do conhecimento”, disse o reitor. Segundo Carlos Antônio Gusso, presidente da Risotolândia, o projeto ambiental da empresa já está no sétimo ano, empregando de 10 a 50 presos, conforme a época do ano e da produção das plantas. “É um programa que já foi premiado internacionalmente. Pagamos aos trabalhadores um salário mínimo mensal e essa função ainda os ajuda a reduzir a pena”, conta ele. Participaram também da assinatura do termo de doação o vice-reitor Rogério Mulinari e o presidente da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC), Celso Luiz Gusso.

A data escolhida para a doação coincide com a comemoração do Dia de São José. O nome deste Santo também dá nome a uma espécie de pinheiro, justamente porque os pinhões começam a cair em torno desta data, como explica o professor Flavio Zanette, pesquisador aposentado da UFPR e reconhecida autoridade brasileira em araucária.

 

Mudas distribuídas ao público
Mudas distribuídas ao público

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...