Imagem Padrão

UFPR discute parcerias com universidades da França

03 abril, 2007
00:00
Por

Recepcionado pelo reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, o encontro ocorreu no Gabinete da Reitoria na manhã desta terça-feira, dia 3 de abril.

A reunião foi um desdobramento da primeira iniciativa realizada no início deste ano envolvendo a UFPR, o Governo do Estado, a FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná e representantes das instituições da região de Rhône – Alpes, da França.

O objetivo dos eventos é a elaboração de parcerias com diversas instituições dessa região da França. Um dos acordos previstos será entre a Universidade Lumière, de Lyon 2 contemplando o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e o CELIM – Centro de Línguas do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Outro dos acordos envolve o ISARA e as áreas de Engenharia Química e Biotecnologia.

As parcerias prevêem o intercâmbio de estudantes e a capacitação de professores de Francês e Português além da mobilidade acadêmica, cooperação científica e tecnológica entre docentes, acadêmicos e pesquisadores da área tecnológica.

O encontro de cooperação institucional visou ainda a organização da visita dos reitores das universidades francesas à UFPR, agendada para o mês de maio. Segundo o assessor de Relações Internacionais, professor Antonio Carlos Gondim, as atividades relacionadas terão início entre o segundo semestre de 2007 e o primeiro semestre de 2008.

Foto(s) relacionada(s):


visita da comitiva francesa na Reitoria
Foto: Izabel Liviski

Fonte: ACS

Sugestões

19 novembro, 2025

Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]

18 novembro, 2025

O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]

18 novembro, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]

17 novembro, 2025

Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]