A Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e com o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, realiza, nesta terça-feira (3), o Workshop 2020 MuDak – WRM, visando desenvolver soluções para reservação de água.
O workshop trata de questões relativas ao Mudak-WRM (Multidisciplinary Data Acquisition as Key for a Globally Applicable Water Resource Management), que tem por objetivo o desenvolvimento de soluções por modelagens simplificadas e de ampla aplicação para a previsão de mudanças na qualidade e na quantidade da água de reservatórios, a médio e longo prazo.
De acordo com Mauricio Bergamini Scheer, um dos coordenadores do projeto pela Sanepar, o foco é a redução criteriosa da complexidade relacionada às abordagens científicas e dos dados requeridos para predições robustas. A partir de pesquisas em dois reservatórios – Passaúna, localizado em Curitiba, e Grosse Dhünntalsperre, situado na Alemanha – deseja-se possibilitar a aplicação de modelos que funcionem eficientemente, principalmente para situações com pouca disponibilidade de dados.
O projeto está sendo desenvolvido há três anos em parceria com as três instituições. “Nesse período, conseguimos ampliar o número de pesquisadores olhando para os nossos reservatórios de abastecimento. São cerca de 40 pesquisadores em várias abordagens, que é nosso interesse para tentar replicar isso para outros reservatórios com menor disponibilidade de dados”, explica Scheer.
A UFPR possui três programas de pós-graduação participando das pesquisas: Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental, Engenharia Ambiental e Ciências Geodésicas. Tobias Bleninger, professor dos dois primeiros programas, comenta que Mudak é a criação de ferramentas e métodos para levantamento de dados ambientais com foco para água potável, nesse casso os reservatórios.
Para Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da universidade, esse é um dos exemplos de iniciativa que a UFPR tem orgulho de participar. “Envolve uma empresa pública do nosso Paraná, que é tão importante e com a qual já temos tantos laços, mas envolve também instituições e empresas alemãs produzindo conhecimento e pesquisa e contribuindo para algo de grande relevância pública. Essa é a matéria de que a universidade é feita”.
A expectativa é que os assuntos abordados durante o workshop estimulem novas investigações e aplicações, com a contribuição de todos os participantes: operadores, técnicos, gestores, pesquisadores, autoridades e outras pessoas interessadas.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), realizou nesta […]
A direção do Setor de Ciências Agrárias da UFPR realizou no dia 27 de junho a 2ª Cerimônia […]
Parceria com Secretaria de Educação motivou recursos do governo estadual para construção da nova sede A construção da […]
Material pretende ser ferramenta para escolas e estudantes na preparação para os próximos processos seletivos, além de estimular […]