Em uma cerimônia com a presença de professores, técnico-administrativos e comunidade externa, a Universidade Federal do Paraná concedeu o título de Professor Emérito ao docente aposentado Carlos Bruno Reissmann. A solenidade foi realizada no último dia 30 de setembro, no auditório da direção do Setor de Ciências Agrárias. O professor Reissmann atuou em ensino e pesquisa nas áreas de Recursos Florestais, Silvicultura, Nutrição Florestal, Conservação da Natureza, Agronomia e Ciência do Solo, no Departamento de solos e Engenharia Agrícola do Setor de Ciências Agrárias da UFPR.
Em seus agradecimentos, o professor Reissmann revelou que o sonho de seu pai era que o filho fosse “doutor”. Fato que ele realizou ao entrar na universidade e seguir a carreira acadêmica. E relatou seu primeiro contato com a conservação florestal. “Ainda menino, meu avô me levava para a mata para escolher nosso pinheiro de Natal. E explicava que para cada um que cortássemos, devíamos plantar três, para garantir que teríamos um bom pinheirinho nos próximos anos”, lembrou.
O reitor Ricardo Marcelo Fonseca ressaltou que a UFPR concede pouquíssimos títulos semelhantes por ano e o faz para aqueles que têm grande merecimento. Ele lembrou que a universidade pública tem a vocação de transformar a vida das famílias, como fez realizando o sonho do pai do professor Reissmann.
O diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Volnei Pauletti, exaltou as qualidades do professor Reissmann como profissional e ser humano, sempre atuando com ética e dedicação. Apresentando o currículo do homenageado, o professor Marco Aurélio Machado ressaltou que o título é o reconhecimento por uma extraordinária contribuição científica em sua área de atuação, participando da formação de várias gerações de profissionais do setor florestal.
Participaram da solenidade também a vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzon de Muniz, o vice-diretor do Setor de Ciências Agrárias, João Carlos Bespalhok Filho.
Sobre Carlos Bruno Reissmann
Nascido em Porto União, Santa Catarina, em 1945, o professor cursou Engenharia Florestal na UFPR, concluindo a graduação em 1971. Após a formatura, foi contratado para o cargo de coordenador geral das Estações Experimentais do curso de Engenharia Florestal da UFPR, em Rio Negro, trabalhando com experimentos de procedências de espécies nativas e exóticas; em São João do Triunfo, com conservação da mata nativa; e em Santo Antônio da Platina, na produção de mudas para cafeicultores, restauração de áreas desgastadas e conservação de mata remanescente do norte do Paraná.
Em 1973 obteve uma pós-graduação latu-sensu (especialização) junto à UFPR, na área de Manejo Florestal. No mesmo ano atuou como professor voluntário, sem ônus para a UFPR, em substituição ao professor titular da cadeira de Dendrologia. Em 1975 foi admitido para magistério na UFPR, onde atuou como professor do quadro docente até 2006, quando se aposentou.
O professor Reissmann obteve o título de mestre em Ciências/Nutrição Florestal em 1976, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFPR, em Curitiba; Em 1981 obteve seu doutoramento, com tema em Nutrição Florestal, junto à Universidade Albert Ludwig, na República Federal da Alemanha. Em 1984, participou de pós-doutoramento de curta duração nas Universidades Albert Ludwig de Freiburg e Hoenheim, na República Federal da Alemanha.
Durante décadas ininterruptas, o professor Reissmann atuou de maneira destacada, seja no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFPR (o primeiro no Estado do Paraná), seja no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, também da UFPR, o primeiro do Brasil, criado em 1972 e reconhecido pelo Ministério da Educação em 1976.
A despeito de já estar aposentado, o professor ainda atuou por anos como docente das disciplinas citadas e como orientador de mestrado e doutorado de ambos os Programas de PG. Assim, contribuiu para a formação de inúmeras gerações de pesquisadores e professores, que atuaram e ainda atuam em instituições públicas ou privadas.
Coordenador da pós em informática, Roberto Pereira foi escolhido pela relevante contribuição à comunidade brasileira de pesquisa sobre Interação Humano-Computador.
O 7º Pitch Day UFPR já tem data marcada! O evento, que reúne projetos e soluções em empreendedorismo […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento da servidora aposentada Altamira de Souza […]
A 14ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (Fecitec), realizada pelo Setor Palotina da Universidade […]