Um dos principais nomes do Direito internacional, o professor português António Manuel Hespanha recebeu na noite de quarta-feira, dia 19, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Paraná. A sessão solene do Conselho Universitário foi realizada no salão nobre do Setor de Ciências Jurídicas, no Prédio Histórico da Praça Santos Andrade.
O homenageado e as motivações do título foram apresentados ao público presente pelo professor Ricardo Marcelo Fonseca, diretor do Setor de Ciências Jurídicas. Segundo ele, Hespanha é um intelectual reconhecido tanto por historiadores quanto por juristas. “Com sua enorme bagagem científica, ele soube fazer a transição de suas sofisticadas reflexões para uma linguagem didática e, com isso, cumprir um fundamental ponto de comunicação entre suas pesquisas e os estudantes, podendo atingir além do público português e brasileiro, outros públicos por meio de traduções”, afirmou.
Para o reitor Zaki Akel Sobrinho, que presidiu a sessão do Conselho Universitário, a homenagem demonstra que a UFPR está inserida no meio acadêmico internacional por contemplar um nome de grande projeção. “O Setor de Jurídicas é um dos mais internacionalizados da universidade, sendo atualmente a Pós-Graduação em Direito a única com conceito seis na Capes. Dessa forma, atrai colaboradores de alto nível. Ter o professor Hespanha como um dos nossos doutores também traz relevância para nossa instituição”, afirmou. Outro fator destacado pelo reitor foi a procedência do homenageado. “O professor Hespanha é da Universidade Nova de Lisboa, com a qual estamos iniciando uma série de projetos em conjunto, em quatro áreas ─ Direito, Nanotecnologia, Ciências Humanas e Gestão. Em setembro, teremos uma missão viajando para lá, e em novembro, receberemos uma missão portuguesa aqui para dar prosseguimento a essas parcerias”, explicou o reitor.
Hespanha é formado em Direito pela Universidade de Coimbra, e atualmente é professor convidado do Setor de Jurídicas, tendo participado de diversos eventos nos setores de Ciências Humanas (História) e de Jurídicas, entre 2007 e 2011. Publicou 23 livros e é reconhecido internacionalmente pelas traduções de textos de referência das línguas francesa e alemã para a portuguesa.
Em um discurso inspirado, Hespanha falou sobre a História da República e do Direito, ressaltando a importância do respeito à vontade e às necessidades do povo. “O ensino do Direito e do seu saber têm que estimular tanto o compromisso dos juristas com os valores e interesses da república, quanto ao diálogo entre juristas e leigos a respeito do modo de dar uma forma jurídica aos valores consensuais da comunidade, que seja ajustada à vida e acessível a todos”, declarou.
A cerimônia foi encerrada com uma apresentação do Coro da UFPR, regido pelo maestro Alvaro Nadolny.
Inscrições de estudantes de graduação e pós da UFPR com experiência no esporte de preferência podem ser feitas […]
A Superintendência de Educação a Distância e Inovações Pedagógicas (SEaDIP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou edital […]
Aberto ao público, evento com Håvard Hoel, da Universidade de Oslo, traz atualizações sobre a ciência por trás […]
A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Equidade (Proafe) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu seleção para o […]