No dia 22 de agosto de 2016, a Universidade Federal do Paraná fará a outorga do doutorado honoris causa a Jörn Rüsen, por sua destacada e relevante contribuição científica nos campos da teoria da História, Didática da História e da historiografia. A proposta foi submetida pelo Setor de Educação da UFPR, representado pela professora Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, aprovada e encaminhada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão.
A cerimônia de entrega do título ocorrerá as 10h do dia 22 de agosto de 2016 na sala Homero de Barros, no Edifício Dom Pedro I, da Universidade Federal do Paraná (Rua General Carneiro, 460). Às 19:30h haverá uma conferência com o Prof. Dr. Jörn Rüsen no ANFI 100, Edifício D. Pedro I.
O professor Rüsen é hoje um dos mais importantes acadêmicos em atuação nos campos da teoria e história do pensamento histórico, bem como da didática da história. É autor de inúmeros livros, artigos científicos, ensaios e capítulos de livro, publicados em mais de vinte idiomas.
Uma das contribuições mais marcantes da obra de Rüsen consiste na descrição e explicação sistemáticas do modo específico pelo qual o pensamento histórico constitui sentido sobre a experiência do tempo.
Concessão de Título de Doutor Honoris Causa ao Professor Jörn Rüsen
Data: 22 de agosto de 2016
Horário: 10:00
Local: Sala Homero de Barros, no Edifício Dom Pedro I, Campus Reitoria da UFPR
Endereço: Rua General Carneiro, 460
Conferência com o Prof. Dr. Jörn Rüsen
Data: 22 de agosto de 2016
Horário: 19:30
Local: Anfi 100, no Edifício Dom Pedro I, Campus Reitoria da UFPR
Endereço: Rua General Carneiro, 460
Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]