Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR concede título de Doutor Honoris Causa ao historiador alemão Jörn Rüsen

29053866942_aef5952e5f_z
Foto: Samira Chami Neves

A Universidade Federal do Paraná concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao historiador e filósofo alemão Jörn Rüsen. A sessão pública do Conselho Universitário especial para a outorga do título foi realizada na manhã desta segunda-feira (22).

O título foi concedido ao professor Rüsen por sua destacada e relevante contribuição científica nos campos da Teoria da História, Didática da História e da Historiografia. Ele é hoje um dos mais importantes acadêmicos em atuação no seu campo. É autor de inúmeros livros, artigos científicos, ensaios e capítulos de livro, publicados em mais de vinte idiomas.

A proposta de concessão do título foi submetida pelo Setor de Educação da UFPR, representado pela professora Maria Auxiliadora Schmidt, coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Educação Histórica (Lapeduh), e aprovada pelo Conselho Universitário em novembro de 2015.

Durante a cerimônia, a professora Maria Auxiliadora Schmidt apresentou a biografia do professor Rüsen e fez um discurso de homenagem. Ela apresentou o professor como “cientista e humanista, mestre da alegria e da utopia”.

“Rüsen tornou-se uma das referências marcantes nos estudos da Teoria da História, História da Historiografia e da Educação Histórica no Brasil”, afirmou Schmidt. “Por meio da UFPR, [suas obras] chegaram a jovens professores de História que, na escola básica, procuravam caminhos para renovar suas práticas, e também, quem sabe, poderem ser reconhecidos como produtores e não somente reprodutores do conhecimento histórico”, ressaltou a professora.

O homenageado afirmou que esse é um momento muito importante em sua vida, e que recebeu a homenagem com um misto de alegria e modéstia. “É uma grande honra, e eu sou muito grato. Eu farei o que puder para que as nossas relações, entre a Universidade e a minha pessoa, continuem estreitas e produtivas”.

Em seu discurso, Rüsen fez uma reflexão sobre o pensamento científico, e disse que gostaria de lançar uma mensagem ao resto do mundo: “Não pensem jamais que a seriedade do pensamento científico deva ser desconectada da alegria de viver. E é no Brasil onde eu encontro uma das versões mais eficientes da conexão entre a seriedade do pensamento científico e a alegria de viver”, declarou.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, considerou inspiradora a presença do historiador no Setor de Educação. “A saudação da professora Maria Auxiliadora mostra o quanto a sua atuação aqui está iluminando caminhos, enchendo o coração e o espírito investigativo de tantas pessoas”, destacou.

“O doutor Rüsen tem tido essa participação de ser um intelectual brilhante, e esse é o principal significado de um diploma e o reconhecimento para alguém que é honoris causa em uma universidade – ser um acadêmico de altíssimo nível”, afirmou Akel Sobrinho.

Também participaram da cerimônia o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari; o vice-diretor do Setor de Educação, Marcus Levy; e Inge Rüsen, esposa de Jörn Rüsen.

 

Biografia

29159583475_57b6ff3d5e_z
Foto: Samira Chami Neves

Jörn Rüsen nasceu em Duisburg (Alemanha), em 1931. Estudou História, Filosofia, Literatura Alemã e Pedagogia na Universidade de Colônia, onde se doutorou em 1966.

Foi professor nas Universidades de Bochum e de Bielefeld. Também foi diretor do Centro de Pesquisas Interdisciplinares em Bielefeld. Presidiu o Instituto de Altos Estudos em Ciências Humanas de Essen. Desde 2009 é professor emérito da Universidade de Witten/Herdecke.

 

Jörn Rüsen na UFPR

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Setor de Educação da UFPR tem sido um dos polos irradiadores do pensamento de Jörn Rüsen no Brasil. Desde 2001, são produzidas pesquisas em dissertações e teses que têm como referência as ideias deste autor. Em 2010, Rüsen realizou um primeiro seminário presencial no PPGE, além de reuniões de pesquisa com o grupo de investigadores do Lapeduh.

Em 2010, a Editora da UFPR publicou a primeira edição da obra “Jörn Rüsen e o Ensino da História”, em parceria com a Universidade do Minho. O livro, em sua terceira reimpressão, tem grande repercussão no Brasil e em países de língua portuguesa e espanhola.

Em 2012, o professor Rüsen realizou um segundo seminário no PPGE, do qual resultou a obra “Jörn Rüsen e a Didática da História”, em sua segunda reimpressão, publicada pelo Lapeduh.

Clique aqui para ver mais fotos da cerimônia.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...