A Universidade Federal do Paraná concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao historiador e filósofo alemão Jörn Rüsen. A sessão pública do Conselho Universitário especial para a outorga do título foi realizada na manhã desta segunda-feira (22).
O título foi concedido ao professor Rüsen por sua destacada e relevante contribuição científica nos campos da Teoria da História, Didática da História e da Historiografia. Ele é hoje um dos mais importantes acadêmicos em atuação no seu campo. É autor de inúmeros livros, artigos científicos, ensaios e capítulos de livro, publicados em mais de vinte idiomas.
A proposta de concessão do título foi submetida pelo Setor de Educação da UFPR, representado pela professora Maria Auxiliadora Schmidt, coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Educação Histórica (Lapeduh), e aprovada pelo Conselho Universitário em novembro de 2015.
Durante a cerimônia, a professora Maria Auxiliadora Schmidt apresentou a biografia do professor Rüsen e fez um discurso de homenagem. Ela apresentou o professor como “cientista e humanista, mestre da alegria e da utopia”.
“Rüsen tornou-se uma das referências marcantes nos estudos da Teoria da História, História da Historiografia e da Educação Histórica no Brasil”, afirmou Schmidt. “Por meio da UFPR, [suas obras] chegaram a jovens professores de História que, na escola básica, procuravam caminhos para renovar suas práticas, e também, quem sabe, poderem ser reconhecidos como produtores e não somente reprodutores do conhecimento histórico”, ressaltou a professora.
O homenageado afirmou que esse é um momento muito importante em sua vida, e que recebeu a homenagem com um misto de alegria e modéstia. “É uma grande honra, e eu sou muito grato. Eu farei o que puder para que as nossas relações, entre a Universidade e a minha pessoa, continuem estreitas e produtivas”.
Em seu discurso, Rüsen fez uma reflexão sobre o pensamento científico, e disse que gostaria de lançar uma mensagem ao resto do mundo: “Não pensem jamais que a seriedade do pensamento científico deva ser desconectada da alegria de viver. E é no Brasil onde eu encontro uma das versões mais eficientes da conexão entre a seriedade do pensamento científico e a alegria de viver”, declarou.
O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, considerou inspiradora a presença do historiador no Setor de Educação. “A saudação da professora Maria Auxiliadora mostra o quanto a sua atuação aqui está iluminando caminhos, enchendo o coração e o espírito investigativo de tantas pessoas”, destacou.
“O doutor Rüsen tem tido essa participação de ser um intelectual brilhante, e esse é o principal significado de um diploma e o reconhecimento para alguém que é honoris causa em uma universidade – ser um acadêmico de altíssimo nível”, afirmou Akel Sobrinho.
Também participaram da cerimônia o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari; o vice-diretor do Setor de Educação, Marcus Levy; e Inge Rüsen, esposa de Jörn Rüsen.
Biografia
Jörn Rüsen nasceu em Duisburg (Alemanha), em 1931. Estudou História, Filosofia, Literatura Alemã e Pedagogia na Universidade de Colônia, onde se doutorou em 1966.
Foi professor nas Universidades de Bochum e de Bielefeld. Também foi diretor do Centro de Pesquisas Interdisciplinares em Bielefeld. Presidiu o Instituto de Altos Estudos em Ciências Humanas de Essen. Desde 2009 é professor emérito da Universidade de Witten/Herdecke.
Jörn Rüsen na UFPR
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Setor de Educação da UFPR tem sido um dos polos irradiadores do pensamento de Jörn Rüsen no Brasil. Desde 2001, são produzidas pesquisas em dissertações e teses que têm como referência as ideias deste autor. Em 2010, Rüsen realizou um primeiro seminário presencial no PPGE, além de reuniões de pesquisa com o grupo de investigadores do Lapeduh.
Em 2010, a Editora da UFPR publicou a primeira edição da obra “Jörn Rüsen e o Ensino da História”, em parceria com a Universidade do Minho. O livro, em sua terceira reimpressão, tem grande repercussão no Brasil e em países de língua portuguesa e espanhola.
Em 2012, o professor Rüsen realizou um segundo seminário no PPGE, do qual resultou a obra “Jörn Rüsen e a Didática da História”, em sua segunda reimpressão, publicada pelo Lapeduh.
Clique aqui para ver mais fotos da cerimônia.
Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna da UFPR. […]
A Comissão Eleitoral e Escrutinadora (CEE) das eleições de 2025 para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) junto aos […]
Atendimento é voltado para servidoras, alunas e comunidade externa à instituição, em consultas presenciais ou on-line A Universidade […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) será, pela sexta vez, sede da Jornada de Agroecologia em Curitiba. O […]