Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR celebra aniversários da Graduação e da Pós-Graduação em Geografia e do Setor Ciências da Terra

Estiveram presentes no evento alunos, docentes, pesquisadores, técnicos-administrativos, pró-reitores, familiares e demais autoridades.

O ano de 2023 marca o 85º aniversário do Curso de Graduação em Geografia, dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) e do Setor de Ciências da Terra, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em comemoração, a universidade preparou um dia especial na tarde desta sexta-feira (24). O evento aconteceu no no Hall do Edifício João José Bigarella, no Centro Politécnico da UFPR.

“O nosso setor tem um perfil de formar profissionais pro mercado de trabalho, para educação e para pesquisa também. Embora sejamos um setor pequeno e com apenas três cursos: Geografia, Geologia e Engenharia Cartográfica, nós formamos profissionais que têm relevância para o mercado de trabalho”, comenta Bárbara Trzaskos, diretora do Setor de Ciências da Terra. 

Bárbara Trzaskos, diretora do Setor de Ciências da Terra. Foto: Marcos Solivan

O curso de Geografia na UFPR é um dos mais antigos do país, foi criado em 1938 e funcionava junto com o curso de História. “Nós já fizemos parte do Setor de Tecnologia e já tivemos o CEM como parte da nossa equipe”, disse Bárbara. A diretora do setor ainda acrescenta a importância dessa comemoração. “Neste ano vimos vários setores comemoraram 50 anos e nós temos metade da idade e toda comemoração é bem-vinda pra olharmos pra traz e fazermos uma avaliação de como foi a nossa trajetória e desenhar um caminho para o futuro”, conclui. 

A  vice-coordenadora do curso de Geografia, Elaine de Cacia de Lima Frick, pontuou as avaliações que o curso vem tendo como, por exemplo, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Guia do Estudante. “Comemorar um curso que tem uma qualidade tanto para licenciatura quanto para bacharelado é algo que merece essa comemoração mesmo”. 

Vice-coordenadora do curso de Geografia, Elaine de Cacia de Lima Frick. Foto: Marcos Solivan

A dupla formação em Geografia foi algo pontuado pelo reitor da UFPR, mas Ricardo também comentou sobre os avanços que o departamento teve ao longo dos tempos, relembrando momentos do passado e das conquistas significativas de pesquisas realizadas por aqueles que realizaram grandes saltos dentro do departamento.

Dentre os programas de Pós-Graduação de destaque da UFPR estamos o de Geografia, o PPGGEO/UFPR, criado em 1998 pelo professor Francisco de Assis Mendonça, que destacou a organização do departamento durante o evento. “O curso de Geografia é referência para todos. É o melhor em pesquisa e ciência do setor”, afirma Francisco. 

Professor Titular do PPGEO e do PPGMADE da UFPR, Francisco de Assis Mendonça. Foto: Marcos Solivan

No evento comemorativo também ocorreu a inauguração da exposição permanente intitulada: “Pioneiros das Geociências da UFPR”. O chefe do departamento de Geografia e  curador da exposição, Edenilson Roberto do Nascimento explica que a exposição traz um pouco da história da faculdade, mas em especial das Geociências homenageando nomes como: Reinhard Maak, Camil  Gemael, João José Bigarella e Riad Salamuni. “Foram os professores que movimentaram o caminho das geociências, atuando em várias áreas e não somente na geografia, na geologia e nas geociências, mas fizeram o caminho que hoje trabalhamos dentro da própria universidade no Paraná, nas Geociências. 

Edenilson Roberto do Nascimento, chefe do departamento de Geografia e curador da exposição. Foto: Marcos Solivan

Em homenagem, a esposa do João José Bigarella, Íris Kohler Bigarella, comentou que no começo de tudo nem se falava em conscientização ambiental e deu um recado a todos. “Precisamos preservar o nosso ambiente para as gerações futuras”.

Íris Kohler Bigarella. Esposa do homenageado no evento João José Bigarella. Foto: Marcos Solivan

Uma curiosidade é que toda a exposição contou com a ajuda de familiares dos homenageados que doaram com acervos e informações, além dos materiais mantidos na universidade para compor a exposição. 

Clique para ampliar as fotos. Foto: Marcos Solivan

As comemorações também marcaram o descerramento da placa comemorativa dos 85 anos do curso de Graduação em Geografia e dos 25 anos do Programa de  Pós-Graduação em Geografia e do Setor de Ciências da Terra. 

Foto: Marcos Solivan

Sugestões

Nota à Comunidade Acadêmica sobre o fim da greve dos professores
Em assembleia realizada na data de hoje (20/06), convocada pela Associação dos Professores da UFPR (APUFPR),...
Aluna da UFPR vence Congresso Internacional de Educação Médica e Inovação com startup
Entre os dias 08 e 10 de junho, Letícia Farias de Souza, aluna do 11º período do curso de Medicina da...
Aluno da UFPR recebe premiação na 47ª Reunião Anual da SBQ
No período de 22 a 25 de maio aconteceu a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, ...
Projeto de Extensão da UFPR realiza podcast mensal; saiba mais
O Eduquê é um podcast mensal que promove a partilha de conhecimento qualificado por ativistas e acadêmicos...