Estiveram presentes no evento alunos, docentes, pesquisadores, técnicos-administrativos, pró-reitores, familiares e demais autoridades.
O ano de 2023 marca o 85º aniversário do Curso de Graduação em Geografia, dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) e do Setor de Ciências da Terra, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em comemoração, a universidade preparou um dia especial na tarde desta sexta-feira (24). O evento aconteceu no no Hall do Edifício João José Bigarella, no Centro Politécnico da UFPR.
“O nosso setor tem um perfil de formar profissionais pro mercado de trabalho, para educação e para pesquisa também. Embora sejamos um setor pequeno e com apenas três cursos: Geografia, Geologia e Engenharia Cartográfica, nós formamos profissionais que têm relevância para o mercado de trabalho”, comenta Bárbara Trzaskos, diretora do Setor de Ciências da Terra.
O curso de Geografia na UFPR é um dos mais antigos do país, foi criado em 1938 e funcionava junto com o curso de História. “Nós já fizemos parte do Setor de Tecnologia e já tivemos o CEM como parte da nossa equipe”, disse Bárbara. A diretora do setor ainda acrescenta a importância dessa comemoração. “Neste ano vimos vários setores comemoraram 50 anos e nós temos metade da idade e toda comemoração é bem-vinda pra olharmos pra traz e fazermos uma avaliação de como foi a nossa trajetória e desenhar um caminho para o futuro”, conclui.
A vice-coordenadora do curso de Geografia, Elaine de Cacia de Lima Frick, pontuou as avaliações que o curso vem tendo como, por exemplo, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Guia do Estudante. “Comemorar um curso que tem uma qualidade tanto para licenciatura quanto para bacharelado é algo que merece essa comemoração mesmo”.
A dupla formação em Geografia foi algo pontuado pelo reitor da UFPR, mas Ricardo também comentou sobre os avanços que o departamento teve ao longo dos tempos, relembrando momentos do passado e das conquistas significativas de pesquisas realizadas por aqueles que realizaram grandes saltos dentro do departamento.
Dentre os programas de Pós-Graduação de destaque da UFPR estamos o de Geografia, o PPGGEO/UFPR, criado em 1998 pelo professor Francisco de Assis Mendonça, que destacou a organização do departamento durante o evento. “O curso de Geografia é referência para todos. É o melhor em pesquisa e ciência do setor”, afirma Francisco.
No evento comemorativo também ocorreu a inauguração da exposição permanente intitulada: “Pioneiros das Geociências da UFPR”. O chefe do departamento de Geografia e curador da exposição, Edenilson Roberto do Nascimento explica que a exposição traz um pouco da história da faculdade, mas em especial das Geociências homenageando nomes como: Reinhard Maak, Camil Gemael, João José Bigarella e Riad Salamuni. “Foram os professores que movimentaram o caminho das geociências, atuando em várias áreas e não somente na geografia, na geologia e nas geociências, mas fizeram o caminho que hoje trabalhamos dentro da própria universidade no Paraná, nas Geociências.
Em homenagem, a esposa do João José Bigarella, Íris Kohler Bigarella, comentou que no começo de tudo nem se falava em conscientização ambiental e deu um recado a todos. “Precisamos preservar o nosso ambiente para as gerações futuras”.
Uma curiosidade é que toda a exposição contou com a ajuda de familiares dos homenageados que doaram com acervos e informações, além dos materiais mantidos na universidade para compor a exposição.
Clique para ampliar as fotos. Foto: Marcos Solivan
As comemorações também marcaram o descerramento da placa comemorativa dos 85 anos do curso de Graduação em Geografia e dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Setor de Ciências da Terra.
Laboratório de Neurofisiologia da UFPR pesquisa formas de identificar e tratar o distúrbio olfatório, sintoma pouco conhecido da doença.
A aluna do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná (PPGTUR-UFPR), Milena Gehring […]
Em consulta on-line realizada nos dias 10 e 11 de setembro, a comunidade da Universidade Federal do Paraná […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), em colaboração com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), recebeu recentemente […]