Imagem Padrão

UFPR celebra 58 anos do Hospital de Clínicas em solenidade com homenagens

15 agosto, 2019
13:12
Por
UFPR

Camerata Antiqua de Curitiba participou da celebração (Fotos: Marcos Solivan/Sucom)

Os acordes da Camerata Antiqua de Curitiba e uma série de homenagens a professores, funcionários e parceiros do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná marcaram o aniversário de 58 anos da instituição. O reitor Ricardo Marcelo Fonseca e a vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz estiveram presentes, assim como docentes, acadêmicos, funcionários, representantes do poder público e de entidades de assistência.

Para o reitor, os 58 anos do hospital trazem o desafio de aumentar ainda mais o patamar e a excelência do HC, obedecendo a sua característica de ser também um hospital escola. Ele destacou a importância dos diálogos com o governo municipal e estadual, representados pela secretária Márcia Cecília Huçulak e pelo secretário Beto Preto, e reforçou a importância dos professores e funcionários e do seu compromisso institucional.

O reitor também falou sobre a gratidão da universidade com entidades como a Associação Amigos do HC. “Os 58 anos são uma efeméride, mas além do tempo institucional, também tem a dimensão individual de cada um que se dedica ao HC”, disse. “Que esse abraço permanente, constante e solidário permaneça não só no hospital, mas também na universidade, porque talvez a universidade nunca tenha precisado tanto desse abraço”, reforçou.

Reitor discursa em celebração aos 58 anos do Hospital de Clínicas

A UFPR também assinou um termo de cooperação com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR), uma conquista que, segundo a superintendente do HC, Claudete Reggiani, vai possibilitar que o hospital receba insumos e aumente a coleta, o que também representará economia de recursos. A superintendente aproveitou para agradecer a presença dos homenageados, dos funcionários e da sociedade, destacando o compromisso do hospital com o seu público.

Professores,vereadores que aprovaram emendas em benefício do HC, médicos e funcionários do hospital receberam um certificado de reconhecimento. As associações e cidadãos parceiros também foram celebrados pelo compromisso com o hospital e suas práticas. A solenidade homenageou, ainda, os 25 anos do programa de cirurgias de epilepsia e os 40 anos do primeiro transplante de medula óssea do Brasil, ambos parte da história da instituição.

Sugestões

09 agosto, 2025

Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]

09 agosto, 2025

O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]

08 agosto, 2025

As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]

07 agosto, 2025

A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]