Com base nas questões de gerenciamento de recurso, de infraestrutura, segurança e locomoção, surge em 2015 o UFPR CampusMap, um projeto de pesquisa da professora Luciene Stamato Delazari, do Departamento de Geomática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com objetivo de mapear o interior das edificações do Campus Centro Politécnico, de modo a auxiliar os estudantes e professores na localização dos ambientes.
Luciene comenta que logo após começar o mapeamento das partes internas dos campis da UFPR, foi preciso também mapear a parte externa. “Percebeu-se então que havia a necessidade de realizar o mapeamento do exterior dos edifícios, pois não havia essa informação disponível”.Em 2017, o professor do departamento de Geomática da UFPR, Leonardo Ercolin Filho, passou a integrar a equipe do projeto e nesse mesmo ano foi realizado o mapeamento no Campus Politécnico, gerando o que é chamado de base cartográfica.
Atualmente os Professores Leonardo Ercolin Filho e Luciene Delazari coordenam o Centro de Pesquisas Aplicadas em Geoinformação (CEPAG), responsável pela execução do Projeto UFPR CampusMap.
Entenda o trabalho do Cepag
O Cepag é um órgão auxiliar do Setor de Ciências da Terra da UFPR com caráter multidisciplinar. Tem por finalidade dar suporte à coleta, processamento e análise do conjunto de informações físico-territoriais com informações em diversas áreas do conhecimento como: Meio Ambiente, Transportes, Comunicações, Energia e Planejamento Urbano e Regional. É composto por professores e pesquisadores dos diferentes ramos da Geociências: Cartografia, Fotogrametria, Sistemas de Informações Geográficas, Geodésia, Sensoriamento Remoto, Geomorfologia, Geografia, Geologia, Cadastro Territorial Multifinalitário e Engenharia, que desenvolvem projetos de pesquisa, ensino e serviços à comunidade. Tem a missão de integrar o conhecimento acadêmico com as necessidades da sociedade no âmbito da geoinformação, ferramenta essencial para a tomada de decisões técnicas para a gestão do território.
De acordo com Luciene, seu principal objetivo é prover uma base de dados atualizada sobre a estrutura dos campus, tanto de seus ambientes externos quanto internos.
Delazari explica a metodologia utilizada no mapeamento dos campi: “A metodologia utiliza dados coletados por VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado). São coletados pontos de apoio em campo, que fazem parte da Rede Topográfica da UFPR, utilizando tecnologia GNSS (Global Navigation Satellite System) para permitir a realização da aerotriangulação e posterior restituição estereofotogramétrica. A partir da restituição os dados são editados em ambiente GIS (Geographic Information System) para geração da topologia, inserção de atributos e preparação para inserção no Banco de Dados. Paralelamente são coletados e editados os dados referentes aos ambientes indoor das edificações”.
Desde 2019, os envolvidos estão trabalhando em funcionalidades para algumas demandas da Pró-reitoria de Administração (PRA) e da Superintendência de Infraestrutura (Suinfra), que apoiaram o projeto em seu início. “Em todos os campi foram incluídas as informações do interior das edificações. Todas as informações podem ser acessadas no portal do projeto”, disse Luciene. A UFPR CampusMap é um projeto que atualmente tem apoio da Pró-Reitoria de Administração, do Setor de Ciências da Terra e do Setor de Tecnologia.
Um ponto importante a se destacar é que o projeto “Disponibiliza dados da Rede Topográfica da UFPR, que consiste em uma rede de pontos materializada no terreno, com coordenadas conhecidas, utilizada para dar suporte às atividades do projeto, mas também como apoio às aulas de campo de diversos cursos de graduação”, pontua Delazari.
Para saber mais sobre a Rede Topográfica e os mapas dos espaços internos e externos da UFPR, acesse o site.
Hoje, além da professora Luciene e do professor Leonardo, a equipe também é composta pelo doutorando Marciano da Costa Lima e os seguintes alunos de graduação: Glória Maria Deitos, Maíra Tavares, Mike Messias de Almeida, Pedro Carvalho, Victor Alcântara e Welinton Silva.
Avanço do mapeamento
A partir da base cartográfica, a equipe viu novas possibilidades de mapeamento dos campi e realizou um mapeamento tridimensional da Biblioteca Ciência e Tecnologia, que pode ser visto aqui, utilizando uma nova tecnologia.
Atualmente o projeto encontra-se em fase final para mapeamento de todos os campi. “Temos sempre preocupação de atualizar os dados, manutenção da base, implementação de novas funcionalidades como rotas entre salas”, disse Luciene.
Todos os dados produzidos estão disponíveis para acesso livre no portal do projeto UFPR CampusMap, cuja ferramenta serve de apoio na gestão dos espaços da UFPR e tomada de decisão nos diferentes níveis da administração da UFPR. “Para que esse projeto possa evoluir e aumentar a quantidade e qualidade das informações sobre os espaços, é fundamental o envolvimento de diferentes unidades da UFPR, de modo a identificar os potenciais usos e definir a integração com dados e sistemas existentes”, conclui Delazari.
Na última sexta-feira (29), ocorreu o encerramento da 15ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da […]
O Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu um espaço onde irá realizar […]
Na manhã desta segunda-feira (2), o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu a […]
Nesta segunda-feira (02), foi assinado o convênio entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Governo do […]