UFPR avança na segurança de dados com novo datacenter para garantir estabilidade e proteção

04 dezembro, 2024
08:38
Por Bruna Soares
UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está dando um passo importante para fortalecer a segurança de seus dados e sistemas com a implementação de um segundo ambiente de Data Center. Essa medida faz parte de um plano estratégico de recuperação de desastres (Disaster Recovery), que visa garantir a continuidade das operações em situações adversas.

O novo Data Center trará redundância para a infraestrutura da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agtic), do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR e do Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa no Paraná (PoP-PR/RNP). A iniciativa foi possível graças aos esforços e investimentos conjuntos da Agtic, do NC, da RNP e da Superintendência de Infraestrutura (Suinfra). 

O que é um Data Center?

Um Data Center é uma instalação projetada para abrigar equipamentos tecnológicos essenciais, como servidores, firewalls, dispositivos de rede e sistemas de armazenamento. Esses componentes trabalham em conjunto para garantir o armazenamento seguro e o acesso eficiente às informações e sistemas vitais da universidade. Em termos simples, o Data Center é o coração digital da instituição, sustentando aplicações e dados cruciais para as atividades acadêmicas e administrativas.

A importância da diversificação geográfica

A diversificação geográfica é uma estratégia que distribui os data centers em diferentes locais, é um elemento chave para a recuperação de desastres. Essa abordagem é essencial para garantir que, em caso de problemas no Data Center principal – como falhas de energia, desastres naturais ou outros imprevistos – o Data Center secundário possa assumir as operações de forma rápida. Com isso, a UFPR assegura a continuidade do acesso a backups, dados e sistemas essenciais, minimizando as interrupções e protegendo a integridade das suas atividades.

Redundância e continuidade operacional

A criação do segundo Data center reforça a redundância dos sistemas e dados da UFPR. Manter backups fora do Data Center principal é fundamental para evitar a perda de dados e garantir que as operações possam seguir sem grandes interrupções. Essa redundância não apenas protege os ativos digitais da universidade, mas também assegura que a comunidade universitária tenha acesso contínuo aos recursos necessários para suas atividades acadêmicas e administrativas.

Com informações da Agtic

Sugestões

01 dezembro, 2025

O curso de Foguetemodelismo Básico da Universidade Federal do Paraná abriu inscrições para a turma de 2026. A […]

27 novembro, 2025

Ao aceitar o convite da Future Earth International para participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas […]

27 novembro, 2025

Na próxima sexta-feira (28), das 14h às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Federal […]

27 novembro, 2025

Atividade de extensão promove preservação museológica e permite ouvir harmônio de Padre Penalva Uma parceria entre a Universidade […]