UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR assina termo de cooperação com a Justiça Federal

Ocorreu na manhã desta terça-feira, 21 de março, a assinatura de Termo de Cooperação da UFPR com Justiça Federal, que proporcionará um passo a mais no setor da saúde, em específico, na área da medicina baseada em evidências, através do projeto de extensão intitulado “Núcleo de Apoio Técnico Judiciário – Saúde Baseada em Evidências na Indicação de Medicamentos”.

Estavam presentes representantes da Justiça Federal, professores da instituição, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca e a vice-reitora, Graciela Inês Bolzon de Muniz.

Assinatura do termo de cooperação para o Projeto de Extensão intitulado “Núcleo de Apoio Técnico Judiciário – Saúde
Baseada em Evidências na Indicação de Medicamentos”. Foto: Marcos Solivan

Segundo reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, esse documento oficializa mais um passo dado junto a justiça federal. “Foi um passo a mais que nós demos numa relação antiga que nós já temos com a Justiça Federal num convênio anterior que vai buscar incrementar ainda mais a nossa colaboração, o que testemunha mais uma vez o caráter estratégico e a importância das ações aqui da nossa universidade pra sociedade em geral”.

Um convênio de extrema importância que será uma ferramenta de grande auxílio para qualificar as decisões judiciais que vão poder ser embasadas numa prática médica baseada em evidência científica, que utiliza a análise estatística dos efeitos dos tratamentos e procedimentos médicos. Ou seja: usa a melhor evidência científica disponível para a tomada de decisões em relação aos cuidados com os pacientes, aproveitando os avanços que a ciência oferece para melhorar e ampliar a assistência na saúde.

UFPR e Justiça Federal assinam termo de cooperação. Foto: Marcos Solivan

O professor de medicina da UFPR, ressaltou a importância dessa cooperação com a Justiça Federal que traz um ganho tanto para os estudantes de medicina como para o curso.

“É exatamente nessa área de expertise científica que nós vamos atuar subsidiando a justiça para essas decisões. Isso nos enche de orgulho e é um desafio científico, acadêmico enorme, que na medida do possível nós vamos levar pros alunos conhecerem as etapas do processo, aprenderem como se faz essa pesquisa”

A Juíza Federal Luciana da Veiga Oliveira, Juíza da 3ª Vara Federal de Curitiba diz estar muito satisfeita com esse acordo. “Nós estamos muito felizes com a realização do convênio. É mais realmente pra reforçar a medicina baseada em evidências, reforçar a importância científica”.

O termo potencializará as respostas por parte da justiça. “Se nós temos um ganho nos processos, se a cidadania tem um ganho porque a justiça andará melhor isso somente é possível pela adesão da UFPR que é esse projeto e materializada nesse acordo de cooperação envolvendo o curso de medicina”, completou o Diretor do Foro Juiz Federal, José Antonio Savaris.

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...