Imagem Padrão

UFPR assina carta de intenções com THI visando prorrogação do Projeto Aware

05 novembro, 2015
17:19
Por
UFPR

 

A intenção dos parceiros é renovar a parceria por mais dois anos, até 2018. Imagem: Samira Chami Neves.

A intenção dos parceiros é renovar a parceria por mais dois anos. Imagem: Samira Chami Neves.

O vice-reitor no exercício da Reitoria da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, assinou Carta de Intenções com a Technische Hochschule Ingolstadt (THI) visando a renovação, por dois anos, do Projeto Aware.

Trata-se de um programa de cooperação existente dede 2013 que inclui, basicamente, o desenvolvimento de pesquisas de campo e a mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores entre as duas instituições. Dele, participam também a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, os Institutos Lactec e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A prorrogação do Aware terá que ser submetida à aprovação do Ministério da Educação da Alemanha, que financiará 75% do projeto. Os 25% restantes serão garantidos por meio de parcerias, que estão sendo construídas pelos participantes. O projeto final que será encaminhado à Alemanha para garantir a renovação do acordo deverá ficar pronto até o final do ano. O orçamento do Aware nos quatro anos iniciais foi de aproximadamente R$ 4 milhões.

Assinatura

Rogério Mulinari assinou a carta de intenções com o diretor do Setor de Tecnologia, Horácio Tertuliano; e com a coordenadora administrativa do Aware, Anne-Sophie Lohmeier. Da reunião que formalizou o documento participaram ainda o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Edilson Silveira; o professor Ulrich Tetzlaff (do Technische Hochschule Ingolstadt); e o diretor de Desenvolvimento Tecnológico dos Institutos Lactec, Alessandro Zimmer.

Participaram da reunião, ainda, o atual coordenador do projeto na UFPR, Evaldo Mehl; a vice-coordenadora, Karin Graf; e os professores Hans-Georg Schwiger e Enrique Machuca (ambos do Technische Hochschule Ingolstadt).

Ação decisiva

A UFPR tem participação decisiva no projeto, que envolve várias ações, como o custeio da estadia dos alemães no Brasil. O Aware começou envolvendo, basicamente, projetos de pesquisa e mobilidade na área de Engenharia Automotiva. Depois, se expandiu para as Engenharias Mecânicas e de Computação. Ingolstadt é a cidade sede da montadora alemã Audi, uma das razões pelas quais os alemães têm interesse em professores e pesquisadores com conhecimento e experiência na área automotiva.

A UFPR já tem parceria com a Technische Hochschule Ingolstadt por meio do Aware desde 2013. Um dos objetivos do programa era institucionalizar uma dupla diplomação de mestrado, o que já é realidade. A assinatura do acordo de cooperação garantindo esta dupla diplomação ocorreu em 4 de março  e foi firmada pelo reitor da universidade alemã, Walter Schober, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UFPR, Edilson Silveira.

 

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

09 setembro, 2025

Ação busca valorização da comunidade surda ao longo do mês de setembro  No dia 26 de setembro acontece […]

08 setembro, 2025

Resultado da ação humana, seja por acidente ou negligência, a introdução de animais e plantas exóticas que se […]

06 setembro, 2025

Professora Maria Amélia Sabbag Zainko, falecida em 2024, recebeu uma homenagem póstuma, realizada no Setor de Educação Profissional […]

05 setembro, 2025

Conciliar a maternidade com a vida universitária ainda é um desafio presente em todas as instituições de ensino […]