A ideia é que pesquisadores em formação avancem além do campo estritamente acadêmico
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem dado passos importantes para aproximar dois de seus pilares fundamentais: a extensão universitária e a pós-graduação. Essa integração busca estabelecer a instituição como um local que não se limita apenas ao ensino, mas que também produz conhecimento científico e estabelece vínculos diretos com a sociedade.
A extensão, tradicionalmente mais associada à graduação, tem ganhado espaço também nos programas de mestrado e doutorado. A ideia é que pesquisadores em formação avancem além do campo estritamente acadêmico, levando seus estudos a espaços sociais, culturais, econômicos e comunitários.
Um exemplo disso é o Conectando Saberes do Setor de Ciências Exatas da UFPR. Na prática, o projeto tem usado uma abordagem pedagógica para promover a troca de conhecimentos no ambiente acadêmico, e fora da universidade. Encontros com alunos de escolas públicas e debates com professores e especialistas já foram realizados com foco na divulgação científica de forma didática.
“Ao todo são oito cursos de pós-graduação envolvidos: Física, Química, Educação em Ciências e em Matemáticas e Estatística. Todos integrados com o único objetivo de compartilhar o conhecimento da academia”, afirmou o professor Emerson Barbano, do Departamento de Física em entrevista à UFPR TV.
O projeto foi um dos selecionados em edital do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) que concedeu recursos financeiros para incentivar as ações na prática. Além do Conectando Saberes, outros quatro grupos de diferentes áreas como saúde e direitos humanos foram contemplados pelo edital. Cada um recebeu mais de R$ 200 mil em recursos.
Na avaliação da pró-reitora de pós-graduação da UFPR, Edneia Cavalieri, unir extensão e a pós-graduação amplia o alcance do conhecimento produzido, ao mesmo tempo em que enriquece a formação dos estudantes. “Quando aliamos esses pilares do ensino conseguimos traduzir para a sociedade o que a ciência produz. Fortalecer esses laços traz o papel de destaque que a extensão no âmbito da pós-graduação merece, bem como proporciona aos acadêmicos o contato com os diversos segmentos que a ciência pode alcançar.”
O movimento de integração da UFPR acompanha uma política nacional que vem sendo fortalecida pelo Governo Federal desde 2023, quando foram lançadas medidas para incentivar a inclusão da extensão nos programas de pós-graduação em todo o país. A iniciativa prevê investimentos e diretrizes para que universidades federais estimulem essa integração, reconhecendo que a extensão é uma dimensão estratégica da formação acadêmica.
A professora Mayara Elita Carneiro, que esteve à frente da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPR até 2024, afirma que “ao promover essa integração a universidade deixa de ser apenas um centro de ensino e se torna um motor de transformação social. É um incentivo aos estudantes aplicarem as descobertas fora dos laboratórios e assim assumirem o papel de agente de desenvolvimento”.
Para ampliar o cenário de integração, as especialistas avaliam como essencial o incremento de mais disciplinas nos currículos dos cursos de pós-graduação, assim como medidas institucionais: parcerias com órgãos governamentais para que facilitem o diálogo entre docentes, técnicos e estudantes e as comunidades, com a valorização desse tipo de investimento.
“É essencial que a extensão reconheça seu papel dentro da pós-graduação. O desafio para ampliarmos essa política, com certeza, será atender as métricas que o nosso sistema de pós-graduação exige. São desafios muito grandes, mas também é um grande avanço para o nosso sistema nacional de pós-graduação”, concluiu Edneia Cavalieri.
R.U.A. (Rolê Universitário Artístico-cultural) acontece às terças-feiras de setembro no hall de entrada da XV, ao meio-dia Por […]
Informações do CHC-UFPR Neste sábado (13), o Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) […]
Revolta de estudantes reverteu decisão de cobrar taxas para se fazer cursos da UFPR. Documentário produzido pela UFPR […]
Professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que ministram ou que já ministraram disciplinas em inglês podem realizar […]