Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR aprova concessão de título de Doutora Honoris Causa a Conceição Evaristo

Por unanimidade, o Conselho Universitário (Coun) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou nesta quinta-feira (5) a concessão de título de Doutora Honoris Causa à escritora, professora e doutora, Maria da Conceição Evaristo de Brito. 

Todo o processo foi iniciado em 7 de julho de 2023 pelo professor José Roberto Braga Portella, Chefe do Departamento de História, submetido ao Conselho Setorial de Ciências Humanas. Uma iniciativa em conjunto com o Departamento de História (Dehis), o Núcleo de Estudos de Gênero, o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (Delem), o Departamento de Literatura e Linguística (Dellin), o Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (Depac), o Departamento de Ciências Sociais  (Deciso), o Setor de Educação e da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad).

“É uma honra presidir a sessão do Conselho Universitário da UFPR que deliberou por unanimidade a concessão do título máximo de nossa instituição, de Doutora Honoris Causa, à Prof. Dra. Maria da Conceição Evaristo de Brito. Além de simbolizar o reconhecimento histórico, este título reafirma nosso compromisso da UFPR com uma política afirmativa em razão da diversidade e equidade, para uma sociedade mais justa”, afirma Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da UFPR. 

Saiba mais sobre a trajetória e o currículo de Conceição Evaristo: 

Maria da Conceição Evaristo de Brito é linguista e escritora mineira. Nasceu em 29 de novembro de 1946 em Belo Horizonte, Minas Gerais. Maria trabalhou como empregada doméstica, mas se tornou professora e passou no vestibular de Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1996 se torna mestra em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e em 2011 conclui doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF). Conceição também atuou como professora em diversas instituições, tais como o Middlebury College, a PUC/Rio, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente Conceição é aposentada. Suas obras pertencem à literatura contemporânea e seus livros mostram a realidade das pessoas negras no Brasil. 

Conceição Evaristo. Foto: Sil Azevedo (@silazevedo_oficial)

“Uma referência para a escrita das mulheres negras brasileiras com as suas dores, com as suas dificuldades, com os seus sofrimentos, mas também com a sua capacidade de dar a volta por cima, com suas vitórias e alegrias. Ela se tornou uma grande referência da literatura afro-brasileira”, pontua Paulo Vinicius Baptista da Silva,superintendente da Sipad. 

Para Regiane Ribeiro, Diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da UFPR, ser relatora dessa concessão foi um dos melhores presentes que ela poderia ter recebido neste fim de ano. “A concessão desse título sinaliza não apenas o reconhecimento dessa mulher brilhante, mas sobretudo a contribuição da escritora, professora e doutora Conceição Evaristo em seu poder de usar a palavra na sua maior potência”, disse. 

Regiane ainda comenta: “Revisitar a trajetória de Conceição Evaristo e a sua obra me emocionou demais e deu à nossa Universidade, mesmo que tardiamente, a oportunidade de evidenciar os méritos desta grande intelectual, artista e figura pública. Mais do que isso, deu a UFPR a oportunidade de reconhecer e abrir caminho para reparar historicamente a desigualdade de gênero e de raça presente nas concessões de títulos públicos dados até a presente data e comprometer-se não apenas com a equidade nas concessões, mas com políticas e iniciativas que questionem as regras e dinâmicas sociais, culturais e econômicas que impedem o alcance de uma sociedade mais justa e igualitária”. Ribeiro conclui: “Que a Conceição Evaristo deixe de ser a exceção para ser a regra”. 

Paulo também lembrou das inúmeras qualidades da escritora e da parceria com a universidade. “Ela também é parceria do Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros) desde os anos 2000. Ela lançou seus principais livros aqui pela UFPR no período de 2005 a 2010. Ministrou mini curso, participou da semana de letras e já veio várias vezes aqui a convite”. Conceição tem um diálogo permanente com o Neab da UFPR e a instituição. “É membro do nosso conselho editorial do núcleo de estudos afro-brasileiros”. Silva ainda finaliza dizendo que este momento é uma honra tanto para a autora quanto para a UFPR por ser uma pessoa qualificada e por conta das suas contribuições com a universidade. 

Doutor Honoris Causa

O título de Doutor Honoris Causa é a distinção máxima outorgada por uma universidade a pessoas destacadas por seu prestígio social ou reconhecida contribuição científica, intelectual, acadêmica, cultural ou artística.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...