Imagem Padrão

UFPR apoia indicação de Luiz Edson Fachin ao Supremo Tribunal Federal

23 abril, 2015
17:16
Por Juliana Marques
UFPR
Imagem: Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Governo do Estado do Paraná

Imagem: Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Governo do Estado do Paraná

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná publicou hoje (23) uma moção ao Senado Federal da República para aprovação da indicação do jurista Luiz Edson Fachin para ocupar a vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Professor titular de Direito Civil da UFPR, Luiz Edson Fachin foi apontado pela presidente Dilma Rousseff para integrar a mais alta instância da Justiça brasileira, cargo que ocupará após passar por sabatina no plenário do Senado.

Em sessão plenária neste manhã, o Conselho Universitário da UFPR votou de maneira unânime pelo apoio. “Reconhecido pelo equilíbrio e prudência em suas posições, pela densidade e protagonismo na sua área de conhecimento e por seu perfil suprapartidário, o Professor Luiz Edson Fachin preenche com sobras os requisitos constitucionais do notório saber jurídico e da reputação ilibada – que são aqueles que devem ser estritamente aquilatados por essa casa parlamentar.”, afirma o texto da moção.

Fachin iniciou e seguiu sua vida acadêmica na Universidade Federal do Paraná. Graduou-se em Direito na UFPR (1980) e chegou a ser diretor da Faculdade de Direito da Universidade. Foi ainda um dos defensores da criação do curso de doutorado em Direito. Entre as diversas funções que exerceu na UFPR, foi o responsável por elevar o conceito do Programa de Pós-Graduação em Direito durante período em que foi  o coordenador.

Atuante em momentos bastante significativos da história da Faculdade de Direito, o professor sempre fez questão de contribuir com suas ideias em discussões fomentadas pelo colegiado. Foi assim, por exemplo, quando o curso debatia uma reforma curricular.

Luiz Edson Fachin é pós-doutorado no Canadá, pesquisador convidado do Instituto Max Planck, na Alemanha, e professor visitante do King’s College, London. É também membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e da Comissão Estadual da Verdade. Tem 56 anos e ocupará a vaga do ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, aposentado em julho de 2014.

A moção de apoio à indicação do professor para ocupar a vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal pode ser acessada na página da Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC) da UFPR.

Sugestões

09 setembro, 2025

Ação busca valorização da comunidade surda ao longo do mês de setembro  No dia 26 de setembro acontece […]

08 setembro, 2025

Resultado da ação humana, seja por acidente ou negligência, a introdução de animais e plantas exóticas que se […]

06 setembro, 2025

Professora Maria Amélia Sabbag Zainko, falecida em 2024, recebeu uma homenagem póstuma, realizada no Setor de Educação Profissional […]

05 setembro, 2025

Conciliar a maternidade com a vida universitária ainda é um desafio presente em todas as instituições de ensino […]