O encontro, no Mabu Royal & Premium Hotel, será realizado em homenagem aos 70 anos de Ivan Izquierdo médico argentino doutor em Farmacologia com mais de 400 trabalhos publicados em revistas especializadas ou capítulos de livros.
Entre os temas abordados estarão os “Mecanismos celulares e bioquímicos da memória”; “Modelos animais de estudos da memória”; a “Modulação da memória por drogas”; “Neurotransmissores e hormônios afetados pelo estado de ânimo”; “Estudos da memória e de patologias que afetam a memória em seres humanos”, além de “Estudos experimentais com drogas que afetam a memória”.
Já estão confirmadas as presenças de palestrantes de universidades de São Paulo, Porto Alegre, Vitória, Belo Horizonte, Florianópolis, Rio de Janeiro e Natal, além de participantes do México e da Argentina. Da UFPR participam os professores Cláudio da Cunha, Maria Aparecida Vital, Roberto Andreatini e Silvio Zanata.
As informações completas sobre as formas de inscrição e a programação já estão disponíveis no site http://www.memoria.pro.br. O endereço eletrônico é o memória@ufpr.br e os telefones de contato 3361-1693 e 3361-1739.
HONORIS CAUSA – A entrega do título de Honoris Causa ao professor doutor Ivan Izquierdo será realizada no dia 11 de junho, às 20 hs, no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas, no Prédio Histórico da Praça Santos Andrade.
SOBRE IVAN IZQUIERDO
O professor Ivan Antônio Izquierdo nasceu na Argentina e é naturalizado Brasileiro. É médico e doutor em Farmacologia pela Universidade de Buenos Aires e Membro da Academia Brasileira de Ciências e de várias outras Academias e Sociedades Cientificas no país e no exterior. Tem mais de 430 trabalhos publicados em revistas especializadas ou capítulos de livros.
Até setembro do ano 2000 tinha oito livros publicados e tinha orientado 27 dissertações de mestrado e 30 teses de doutorado em Bioquímica, Biologia Molecular, Farmacologia, Fisiologia, Medicina, Clínica Médica e Psicologia, em várias universidades do país e do exterior. Alguns dos seus alunos receberam prêmios nacionais e internacionais, e nove deles são professores titulares.
Fundou o Departamento de Farmacologia da Universidade de Córdoba, o centro que é hoje o laboratório de Neurologia Experimental da UNIFESP –Universidade Federal de São Paulo, o laboratório de Neuroquímica, o Centro de Memória do Departamento de Bioquímica da UFRGS, e várias sociedades científicas no Brasil e na Argentina. Todos os centros científicos que fundou se caracterizam por serem os mais produtivos e estarem entre os melhores de seus respectivos países.
Suas principais contribuições científicas são: a) determinação da cascata de eventos bioquímicos no hipocampo e em outras estruturas cerebrais que são necessários para a formação da memória de curta e de longa duração; b) as estruturas neurais responsáveis pela consolidação e evocação da memória; c) os mecanismos da modulação da formação e evocação da memória por processos hormonais e neurohumorais; d) a descoberta de algumas drogas que favorecem a memória e outras que possuem efeito ansiolítico e anticonvulsivante.
Foi eleito diretor da Academia Brasileira de Ciências para o período 2004/2007. No presente ano foi eleito também como um dos sete membros estrangeiros da Academia Nacional de Ciências dos EUA. O professor Ivan Antônio Izquierdo foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico – Presidente da República do Brasil – Nov/1996 e recebeu diversas homenagens, Medalhas e Prêmios no Brasil e no exterior.
Foto(s) relacionada(s):
Link(s) relacionado(s):
Fonte: Vivian de Albuquerque
O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]
Nos dois primeiros dias de Universo UFPR, a nova feira de cursos e profissões da Universidade Federal do […]
O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]
Uma oca de palha baseada na engenharia de um povo Guarani foi erguida por participantes da oficina promovida […]