Imagem Padrão

UFPR analisa recursos de alunos aprovados por cotas

09 fevereiro, 2006
00:00
Por

Dos 1.111 calouros aprovados por cotas sociais e raciais no vestibular 2006 da Universidade Federal do Paraná, 44 não compareceram ao registro acadêmico e outros 82 não conseguiram comprovaram as condições exigidas para ocupar as vagas das cotas. A maior parte, 52 são calouros por cotas sociais. Eles não conseguiram, no ato do registro acadêmico, comprovar a totalidade de seus estudos dos ensinos fundamental e médio na escola pública, como exige o edital do concurso vestibular.

De acordo com a avaliação do Núcleo de Acompanhamento Acadêmico, dos 52, 41 estudaram algum ano em escola particular – entre eles cinco que estudaram em escola filantrôpica, um estudou em escola em outro País e 10 não conseguiram comprovar que a escola em que estudaram era pública. Destes 52, 29 calouros entraram com recurso para terem seu processo novamente analisado, muitas vezes complementando a documentação exigida.

Dos 353 calouros aprovados por cotas raciais, 30 não tiveram seu processo de registro acadêmico aprovado pela comissão que realizava as entrevistas, ou seja, não conseguiram comprovar a condição de afrodescendentes. Todos estes calouros entraram com recurso na UFPR e os processos estão sendo analisados. Segundo a diretora do NAA, Rosana Albuquerque, “os recursos estão sendo analisados”. A comissão formada por representantes da comunidade e da própria Universidade são responsáveis por receber do calouro a declaração de próprio punho de que é afrodescendente e, em casos em que o principal tópico do edital do vestibular não é atendido – possuir traços da raça negra e que isso lhes cause algum tipo de descriminação e, desta forma, tenha direito a uma vaga pelas cotas raciais, a comissão indefere o processo de registro.

Da classificação geral, apenas um aprovado não compareceu para o registro acadêmico e também está fora da UFPR. Uma nova chamada com as vagas dos desistentes será divulgada nesta sexta-feira, dia 10. A princípio 171 vagas serão colocadas nesta nova chamada, devendo ser menor caso os recursos sejam analisados e tragam a informações necessárias para o aceite do registro acadêmico do calouro.

Calendário Diferenciado – Pela primeira vez os calouros vão iniciar as aulas antes dos estudantes veteranos. Os aprovados no vestibular 2006 deverão se apresentar nas coordenações dos cursos a partir do dia 20 de fevereiro quando começa a semana do calouro com uma série de atividades. A programação inclui palestras, visita a laboratórios e uma série de explicações sobre o funcionamento da UFPR, programa dos cursos, perspectivas de estágio, de bolsas, entre outros aspectos.

O comparecimento dos calouros na semana de 20 a 24 de fevereiro é importante porque o estudante deve assinar a confirmação da vaga na secretaria da coordenação. Quem não comparecer perderá a vaga. A antecipação do calendário escolar para os calouros ocorreu para que possam ser recepcionados com mais atenção e tranqüilidade. As aulas para os veteranos começam dia 6 de março.

Medicina – Os estudantes de Medicina também têm calendário diferenciado porque o currículo do curso prevê mais dias letivos do que os demais. As atividades para os estudantes dessa área começam dia 13 de fevereiro.

Foto(s) relacionada(s):


Registro acadêmico 2006
Foto: Isabel Liviski

Fonte: Patricia Favorito Dorfman

Sugestões

14 julho, 2025

A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]

14 julho, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]

11 julho, 2025

Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]

10 julho, 2025

O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]