UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR sem violência: campanha orienta sobre recepção dos calouros no início do ano letivo

As atividades letivas do primeiro semestre de 2023 começaram nesta segunda-feira (20) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) reforça a importância de ressignificação da cultura de acolhimento dos calouros – inibindo atitudes violentas, ofensivas e discriminatórias – e relembra os canais de denúncia.

O trote é proibido na UFPR. “A instituição não tolera qualquer forma de violência, seja ela física, moral ou simbólica. Vamos sempre manter a universidade como espaço aberto ao diálogo e de prioridade do respeito ao outro”, destaca o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

A universidade disponibiliza os seguintes canais institucionais para denunciar atitudes violentas, ofensivas e discriminatórias: o e-mail alertatrote@ufpr.br, o telefone (41) 3888-7757 e o WhatsApp (41) 98424-0034. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) orienta que sejam enviadas informações sobre local, data e hora da ocorrência, o tipo de violência e, se possível, identificação do denunciante e dos suspeitos de praticarem a violência, porém a denúncia poderá ser feita anonimamente.

As situações que eventualmente chegarem à universidade serão analisadas por um comitê criado especialmente para este fim, que dará o encaminhamento devido a cada caso – internamente ou, se necessário, acionando o Ministério Público ou outros órgãos externos.

Recepção aos calouros

As comissões setoriais e o Diretório Central dos Estudantes, com o apoio da Prae, realizam a Semana de Recepção aos Calouros. A programação abrange um conjunto de atividades de natureza acadêmica, científica, artística, cultural, esportiva e recreativa. As ações são monitoradas pelas comissões setoriais de recepção.

Sugestões

Candidatos inscritos por cotas no Vestibular 2024 já podem conferir datas da banca de validação
Um aviso importante para candidatos inscritos no Vestibular 2024 da UFPR nas categorias pretos, pardos,...
Reitoria autoriza prosseguimento de implantação para teletrabalho
A Comissão de Implantação e Supervisão do Teletrabalho (CIT), criada pelo gabinete da reitoria, anuncia...
Lobo-marinho encontrado em Caiobá passa por cuidados veterinários
O lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis) registrado na praia Brava de Caiobá, em Matinhos,...
Unidade Escola da UFPR passa por reforma no telhado
A Unidade Escola da Universidade Federal do Paraná (UFPR), hoje administrada pelo Setor de Ciências da...