Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR abre inscrições para o Vestibular 2024 e publica o Guia do Candidato

Já estão abertas as inscrições para o Vestibular 2024 da UFPR. Os interessados em ocupar uma das 5.281 vagas ofertadas pela universidade têm até o dia 23 de agosto para se inscrever, no site www.nc.ufpr.br. Também já podem consultar o Guia do Candidato, que este ano foi reformulado de maneira a simplificar as informações e tirar as dúvidas mais frequentes dos candidatos.

As 5.281 vagas estão distribuídas em 122 cursos de graduação, em Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná, Toledo, Palotina e Jandaia do Sul. Metade das vagas é para estudantes de escolas públicas (com cotas para estudantes de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência) e a outra metade para a ampla concorrência.

A taxa de inscrição é de R$ 195,00 (o mesmo valor do ano passado) e este ano pode ser paga também via PIX, além do tradicional boleto. Candidatos sem condição financeira de arcar com o valor podem pedir isenção de taxa.

O prazo para pedidos de isenção vai até 14 de julho para candidatos inscritos no CadÚnico do governo federal e até 21 de julho para estudantes de escolas públicas não inscritos no CadÚnico e que comprovem renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Locais de prova

Ao fazer a inscrição, o candidato deve indicar a cidade onde deseja fazer a prova da primeira fase (de Conhecimentos Gerais), marcada para o dia 22 de outubro. São 11 opções: Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Joinville, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo.

A segunda fase acontece nos dias 3 e 4 de dezembro e cada candidato fará a prova na cidade-sede do curso que escolheu. No dia 3, será aplicada a prova de Produção e Compreensão de Textos para todos os candidatos convocados para a segunda fase. No dia 4 acontecem as provas específicas, apenas para os candidatos inscritos nos cursos que têm essa exigência.

O quadro com as provas específicas por curso pode ser consultado no Guia do Candidato. Além de informações complementares ao Edital nº 24 /2023, o Guia traz uma seção tira-dúvidas, com 80 questões que são frequentemente apresentadas pelos candidatos ao vestibular da UFPR.

Para mais informações, leia o edital completo e o Guia do Candidato e acompanhe as redes sociais do Vestibular UFPR – Instagram e Facebook.

Por Comunicação NC/UFPR

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
UFPR recebe visita visita de cortesia da cônsul-geral do Canadá
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu  nesta quinta-feira...
UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita
Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas...
UFPR é destaque nacional no QS World University Rankings 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi reconhecida mais uma vez como uma das melhores universidades...