Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR abre inscrições para curso Técnico em Petróleo e Gás Integrado ao Ensino Médio

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2024 do curso Técnico em Petróleo e Gás Integrado ao Ensino Médio, ofertado pela UFPR por meio do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT). Os interessados podem se inscrever até as 17 horas do dia 17 de agosto, pelo site do Núcleo de Concursos da UFPR (acesse aqui).

O curso é gratuito e destina-se a estudantes que tenham concluído ou estejam concluindo o 9º ano do ensino fundamental e tenham no máximo 19 anos completos. As aulas são ministradas em período integral (manhã e tarde).

A seleção será feita por meio de uma prova no dia 2 de novembro, a partir das 14 horas, com 20 questões objetivas e uma discursiva.

São 30 vagas – metade para ampla concorrência e a outra metade para candidatos que tenham cursado o ensino fundamental integralmente em escolas públicas (seja no ensino regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos) ou que tenham obtido certificado de conclusão do ensino fundamental com base no resultado de provas como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Dentro do segundo grupo, há reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e estudantes de baixa renda. Além disso, existe uma vaga suplementar para pessoa com deficiência.

A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$ 60. Podem solicitar isenção de taxa candidatos inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e também candidatos que se enquadrem nos critérios da Lei Federal n° 12.799/13, ou seja, estudantes de escolas públicas ou que estudem em escola particular com bolsa integral e que comprovem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

O prazo para solicitação de isenção de taxa de inscrição vai até as 17h59 do dia 6 de julho para inscritos no CadÚnico e até as 17h59 do dia 14 de julho para pedidos com base na Lei Federal n° 12.799/13.

Todas as informações sobre o processo seletivo do curso Técnico em Petróleo e Gás estão disponíveis no edital, que pode ser lido aqui.

Por Comunicação NC

Imagem de destaque: Gabriela Debas dos Santos

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
UFPR recebe visita visita de cortesia da cônsul-geral do Canadá
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu  nesta quinta-feira...
UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita
Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas...
UFPR é destaque nacional no QS World University Rankings 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi reconhecida mais uma vez como uma das melhores universidades...